Minério de ferro interrompe alta de quatro dias devido a mais impostos sobre aço chinês

Publicado em 24/02/2025 07:45

Logotipo Reuters

CINGAPURA, 24 de fevereiro (Reuters) - Os preços futuros do minério de ferro de Dalian quebraram uma sequência de quatro dias de ganhos na segunda-feira, com o aumento dos impostos sobre o aço chinês reduzindo as perspectivas de demanda pelo principal ingrediente da siderurgia, embora a redução dos estoques nos portos da China tenha limitado a queda.

O contrato de minério de ferro mais negociado de maio na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou o pregão diurno com queda de 0,77%, a 832,5 yuans (US$ 114,95) a tonelada métrica.

O minério de ferro de referência para março na Bolsa de Cingapura caiu 0,18%, para US$ 108,3 a tonelada às 07h10 GMT.

O Vietnã imporá uma taxa antidumping temporária de até 27,83% sobre alguns produtos de aço da China, de acordo com um documento do Ministério do Comércio visto pela Reuters.

A medida ocorre depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou tarifas de 25% sobre todas as importações de aço no início deste mês, com a Coreia do Sul seguindo o exemplo e impondo tarifas provisórias sobre placas de aço chinesas na semana passada.

Enquanto isso, as ações chinesas caíram na segunda-feira, pressionadas pelas preocupações com o novo memorando do presidente Donald Trump , assinado na semana passada, que restringe os investimentos chineses em áreas estratégicas, aumentando as tensões comerciais.

A taxa de utilização da capacidade das siderúrgicas de alto-forno pesquisadas caiu pela segunda semana consecutiva, com a produção diária de metal quente diminuindo 0,21% na semana para 2,28 milhões em 20 de fevereiro, mostraram dados da Mysteel.

A produção de metal quente é normalmente usada para avaliar a demanda de minério de ferro.

Ainda assim, os embarques globais de minério de ferro caíram ligeiramente na comparação anual, afetados pelo clima australiano, disse a consultoria chinesa Hexun Futures em nota, acrescentando que os estoques portuários devem cair.

Os estoques de minério de ferro nos portos da China caíram 1,15%, para 145,8 milhões de toneladas métricas em 21 de fevereiro, segundo dados semanais monitorados pela SteelHome.

Outros ingredientes siderúrgicos no DCE caíram, com carvão metalúrgico e coque caindo 1,99% e 2,89%, respectivamente.

Os benchmarks de aço na Bolsa de Futuros de Xangai registraram perdas. O vergalhão caiu quase 0,8%, a bobina laminada a quente caiu 1,24%, enquanto o aço inoxidável e o fio-máquina caíram 0,23%.

($1 = 7,2422 yuan chinês)


Reportagem de Michele Pek; Edição de Mrigank Dhaniwala e Janane Venkatraman

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chefe do FMI pede que Argentina mantenha suas políticas para colocar a economia em um bom caminho Chefe do FMI pede que Argentina mantenha suas políticas para colocar a economia em um bom caminho
Dólar recua em linha com perdas no exterior em meio à incerteza tarifária
Minério de ferro cai em Dalian com perspectiva de maior oferta
Índia deve exportar até 700 mil t de açúcar nesta temporada, diz órgão setorial
Confiança do consumidor brasileiro sobe pelo 2º mês com melhora nas expectativas, diz FGV
Dólar ainda tem mais espaço para cair, diz economista-chefe do Goldman Sachs