Confiança dos investidores da zona do euro cai em janeiro para o menor nível em mais de um ano

Publicado em 06/01/2025 08:03

FRANKFURT (Reuters) - A confiança dos investidores da zona do euro caiu em janeiro para o seu menor nível em mais de um ano, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira, com a Alemanha permanecendo como um obstáculo contínuo para o bloco.

O índice Sentix para a zona do euro caiu para -17,7 em janeiro, de -17,5 em dezembro. Esse é o menor nível desde novembro de 2023, embora não tenha sido tão ruim quanto a previsão de -18,0 feita por analistas consultados pela Reuters.

"Na zona do euro, o motor econômico está ameaçando congelar a longo prazo", disse a pesquisa, acrescentando que a economia da Alemanha "está pendurada na zona do euro como um peso de chumbo".

A pesquisa com 1.121 investidores, realizada de 2 a 4 de janeiro, mostrou que as expectativas melhoraram ligeiramente, passando de -5,8 pontos no mês passado para -5,0 em janeiro.

Mas esse ganho foi superado pela piora da opinião sobre a situação atual, que caiu para -29,5 em janeiro, de -28,5 em dezembro. Esse é o menor nível desde outubro de 2022.

A pesquisa também constatou que a Alemanha - a maior economia da Europa e que realizará uma eleição federal no próximo mês - parece estar em recessão e é improvável que saia dela tão cedo.

(Por Tom Sims)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chuvas na Argentina devem limitar danos a lavouras após seca, diz especialista
Wall St recua enquanto investidores avaliam dados e notícia de emergência econômica de Trump
Domínio do dólar sobre câmbio global prepara terreno para paridade com o euro
Trump se reúne com parlamentares republicanos enquanto Congresso discute sua agenda
Criação de vagas de trabalho setor privado dos EUA desacelera em dezembro, mostra ADP
Diretor do Fed prevê mais cortes nos juros, mas momento depende do progresso da inflação
undefined