Ibovespa recua em primeiro pregão do ano com cautela sobre fiscal

Publicado em 02/01/2025 10:19 e atualizado em 02/01/2025 12:37

Por Patricia Vilas Boas

SÃO PAULO (Reuters) - A bolsa paulista recuava nesta quinta-feira, no primeiro pregão do ano, contrapondo-se à tendência mais positiva dos futuros acionários norte-americanos, com agentes financeiros ainda incertos quanto ao futuro do quadro fiscal doméstico.

Por volta de 11h15, o Ibovespa, referência do mercado acionário brasileiro, caía 0,77%, a 119.360,44 pontos, tendo marcado 119.273,77 pontos na mínima e 120.401,01 pontos na máxima até o momento. O volume financeiro somava 2,99 bilhões de reais no pregão.

Para a analista de renda variável Bruna Sene, da Rico, a bolsa iniciou 2025 ainda na esteira dos acontecimentos de 2024, com investidores cautelosos com o panorama fiscal brasileiro.

"Para esses primeiros dois dias do ano ainda esperamos um volume reduzido... o que pode contribuir para um movimento mais morno no mercado doméstico", afirmou.

O Ibovespa fechou 2024 com queda acumulada de 10,36%, a maior perda anual desde 2021, com investidores insatisfeitos com a condução da política fiscal pelo governo federal, o que se intensificou após a apresentação de um pacote de corte de gastos que não agradou ao mercado.

O descontentamento também ajudou o dólar a registrar recordes de alta contra o real, levando o Banco Central a intervir no câmbio diversas vezes.

"Internamente, houve um aumento da incerteza por parte do mercado com relação à sustentabilidade fiscal", apontou análise econômica do BB. "Externamente, a eleição nos Estados Unidos confirmou um governo para 2025 cujas promessas eleitorais para as políticas comercial e fiscal podem levar a um dólar relativamente mais forte e deve trazer uma maior incerteza sobre o fluxo de recursos para países emergentes."

Entre as notícias no radar dos agentes no dia, estiveram os Índices de Gerentes de Compras (PMIs) de Brasil, Europa e China, e dados de pedidos de auxílio-desemprego nos EUA, que tiveram queda inesperada, apontando para baixas demissões no final de 2024, o que é consistente com um mercado de trabalho saudável.

Os EUA ainda divulgam às 11h45 seu PMI final da indústria e, mais tarde, o Brasil apresenta seu fluxo cambial semanal.

Em Wall Street, os futuros acionários apontavam para uma abertura positiva na primeira sessão de 2025, com investidores esperançosos de que o novo panorama político e mais cortes de juros melhorarão o desempenho corporativo e econômico da maior economia do mundo.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN avançava 0,33%, apoiada na alta dos preços do petróleo no exterior, onde o barril de Brent registrava elevação de 1,65%, a 75,87 dólares.

- VALE ON caía 0,46%, apesar do avanço do minério de ferro, com o contrato mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrando as negociações do dia com alta de 0,64%, a 782 iuanes (107,14 dólares) a tonelada.

- ITAÚ UNIBANCO PN cedia 1,22%, enquanto BRADESCO PN caía 1,42%.

- BRAVA ENERGIA ON subia 2,25%, após informar na quarta-feira que iniciou a produção do FPSO Atlanta, localizado no campo de mesmo nome, na Bacia de Santos. Analistas do BTG Pactual disseram em relatório que o início da produção é um marco significativo para a Brava e posiciona o campo como uma pedra fundamental em seu portfólio offshore.

- MAGAZINE LUIZA ON perdia 3,85%, após terminar 2024 com um dos piores desempenhos do Ibovespa no ano, com queda acumulada de quase 70%.

- GOL PN, que não faz parte do Ibovespa, subia 6,92%, após anunciar que chegou a um acordo para equacionar seu débitos fiscais que prevê o parcelamento de débitos estimados em 5,5 bilhões de reais. No setor, AZUL PN caía 0,85%.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar cai mais de 1% após notícia de que governo Trump pode moderar tarifas
Síria não pode importar trigo ou combustível devido a sanções dos EUA, diz ministro
Exportações de arroz da Tailândia devem cair 25% em 2025, diz associação
Ações europeias sobem com salto do setor automotivo por notícia de tarifas mais brandas dos EUA
Premiê do Canadá diz que deixará cargo após nomeação de novo líder do Partido Liberal
Encomendas à indústria dos EUA recuam em novembro
undefined