Futuros recuam com temores de paralisação do governo dos EUA; dados de inflação em foco

Publicado em 20/12/2024 08:25 e atualizado em 20/12/2024 09:10

 

(Reuters) - Os futuros dos principais índices de Wall Street recuavam nesta na sexta-feira, com investidores enfrentando a possibilidade de uma paralisação do governo dos Estados Unidos e uma taxa de juros mais alta do que o esperado anteriormente, enquanto aguardam um relatório importante de inflação.

Dezenas de republicanos rejeitaram o projeto de lei de gastos do presidente eleito, Donald Trump, na quinta-feira, deixando o Congresso sem um plano claro antes que o financiamento do governo expire à meia-noite.

Os planos de Trump sobre tarifas, cortes de impostos e desregulamentação estavam entre os fatores que levaram o Federal Reserve a aumentar sua previsão de inflação para 2025 e reduzir pela metade as projeções de cortes na taxa de juros, o que atingiu Wall Street na quarta-feira.

Os investidores estarão atentos ao relatório do índice PCE, às 10h30 (horário de Brasília), para obter pistas sobre como a inflação orientará a política monetária do Fed. Os dados devem mostrar que os gastos dos consumidores dos EUA aumentaram 0,2% em novembro, o mesmo ritmo do mês anterior.

Atualmente, operadores esperam menos de dois cortes de juros pelo Fed até o final do próximo ano, depois que o banco central dos EUA reduziu a taxa em 0,25 ponto percentual, conforme esperado, nesta semana.

O futuro do S&P 500 caía 0,76%, enquanto o contrato futuro do Nasdaq 100 tinha queda de 1,27%, e o futuro do Dow Jones recuava 0,45%.

O Nasdaq estava a caminho de recuar pela primeira vez em cinco semanas e o S&P 500 pode registrar sua pior semana desde setembro. O Dow Jones pode obter sua maior queda semanal desde março de 2023.

(Por Medha Singh em Bengaluru)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros
undefined