Ações europeias caem conforme nervosismo sobre Oriente Médio reduz apetite por risco

Publicado em 03/10/2024 14:14

Por Pranav Kashyap e Shashwat Chauhan

(Reuters) - As ações europeias caíram nesta quinta-feira, conforme investidores permaneceram cautelosos em relação à exposição a risco em meio às tensões geopolíticas elevadas no Oriente Médio, com a maioria dos setores registrando quedas, exceto os gigantes do setor de energia.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,93%, a 516,29 pontos, atingindo seu nível mais baixo em mais de uma semana.

O setor automobilístico caiu 2,1%, com as ações da Stellantis, listadas em Milão, em baixa de 4%. O presidente-executivo da montadora, Carlos Tavares, deixou a porta aberta para possíveis cortes em seus dividendos e recompra de ações no próximo ano.

O Barclays também rebaixou o grupo franco-italiano para "equal-weight".

O setor de construção e materiais recuou 2%, prejudicado por uma queda de 4,8% na empresa francesa Bouygues, depois de reduzir suas expectativas de vendas e lucros para 2026.

O setor de recursos básicos perdeu 1,7%, acompanhando a queda dos preços do cobre em meio ao nervosismo com o conflito no Oriente Médio. [MET/L]

Israel, que vem lutando contra o Hamas em Gaza há quase um ano, enviou suas tropas para o sul do Líbano após duas semanas de intensos ataques aéreos, aumentando as tensões no conflito que envolveu o Irã e corre o risco de envolver os Estados Unidos.

Os preços elevados do petróleo ajudaram o setor de energia a subir 0,3%, um raro ponto positivo em meio às perdas desta quinta-feira.

No que diz respeito aos dados, a atividade comercial da zona do euro voltou a se contrair no mês passado, embora a queda não tenha sido tão acentuada quanto se pensava inicialmente, de acordo com uma pesquisa que também mostrou que as pressões inflacionárias diminuíram.

"Mesmo com a revisão relativamente grande para cima, o PMI sugere que o crescimento da atividade do setor privado na zona do euro perdeu ritmo no final do terceiro trimestre, com o fim do impulso da Olimpíada sobre os serviços franceses", observou Melanie Debono, economista sênior para a Europa da Pantheon Macroeconomics.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,10%, a 8.282,52 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,78%, a 19.015,41 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 1,32%, a 7.477,78 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,50%, a 33.170,03 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,07%, a 11.618,00 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,73%, a 6.645,54 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Moraes mantém prisão de Braga Netto e Mario Fernandes
Brasil tem fluxo cambial negativo de US$18,427 bi em dezembro até dia 20, diz BC
Dívida pública federal sobe 1,85% em novembro, para R$7,204 tri, diz Tesouro
Gabinete Presidencial de Taiwan faz primeira simulação de mesa sobre emergência com China
Wall Street cai sob pressão de alta dos rendimentos dos Treasuries
Rússia rejeita apelo de Trump para trégua na Ucrânia, mas está pronta para negociações
undefined