BC do Japão discutiu impacto do iene fraco sobre a inflação, mostra ata de abril

Publicado em 19/06/2024 08:32

Por Leika Kihara

TÓQUIO (Reuters) - As autoridades do Banco do Japão debateram o impacto que um iene fraco poderia ter sobre os preços, com alguns sinalizando a chance de elevar a taxa de juros antes do esperado se a inflação avançar, segundo a ata da reunião de política monetária do banco central de abril.

Alguns membros da diretoria formada nove pessoas disseram que o banco central precisa responder com a política monetária se os movimentos da taxa de câmbio, que estão entre os principais fatores que afetam a economia e os preços, alterarem sua visão sobre as perspectivas e os riscos, conforme o documento divulgado nesta quarta-feira.

O impulso do iene fraco para a inflação pode ter se tornado maior e mais duradouro do que no passado, uma vez que as empresas já estão dispostas aumentar os preços e os salários, segundo alguns membros.

"Há vários riscos de alta para a inflação", tais como as consequências de um iene fraco, uma política fiscal expansionista e um mercado de trabalho apertado, disse um membro, de acordo com a ata.

"Os movimentos cambiais estão entre os principais fatores que afetam a economia e os preços. Se as perspectivas econômicas e de preços, ou os riscos, mudarem, o Banco do Japão terá que responder com a política monetária", disseram alguns membros na ata.

Na reunião de abril, o banco central japonês manteve a taxa de juros em torno de zero e destacou uma convicção crescente de que a inflação estava no caminho certo para atingir de forma duradoura sua meta de 2% nos próximos anos, sinalizando disposição para aumentar os custos dos empréstimos ainda este ano.

A ata veio na esteira de comentários do presidente do banco central, Kazuo Ueda, no Parlamento na terça-feira, apontando que o banco central poderia aumentar a taxa de juros em julho dependendo dos dados econômicos e de preços disponíveis no momento.

A discussão na reunião de abril destaca uma mudança em relação à postura anterior do banco central de que o aumento da inflação decorrente de um iene fraco seria temporário e, portanto, não afetaria diretamente o momento de futuros aumentos dos juros.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ONS eleva previsão para crescimento da carga de energia a 1,5% em setembro
Wall Street abre com pouca variação após dados de emprego de agosto
Ibovespa recua na abertura com dados de emprego dos EUA em foco
Dólar recua após dados de emprego dos EUA fomentarem apostas de corte grande de juros pelo Fed
Presidente do Fed de NY diz que chegou a hora de iniciar cortes nos juros
Preço do diesel aumenta quase 1% em agosto e encerra o mês a R$ 6,10