Tesouro Nacional capta US$4,5 bi em novos títulos em dólares de 10 e 30 anos

Publicado em 22/01/2024 17:19 e atualizado em 22/01/2024 17:50

Por Marcela Ayres

BRASÍLIA (Reuters) -O Tesouro Nacional captou 4,5 bilhões de dólares nesta segunda-feira em sua primeira emissão de títulos em dólares no mercado internacional neste ano, com a venda de títulos com vencimentos em 2034 e 2054, de acordo com uma fonte com conhecimento das negociações.

Segundo o Tesouro, o objetivo da operação é "promover a liquidez da curva de juros soberana em dólar no mercado externo, provendo referência para o setor corporativo, e antecipar financiamento de vencimentos em moeda estrangeira".

De acordo com a fonte ouvida pela Reuters, que falou sob anonimato porque os detalhes das transações ainda não são públicos, o Brasil captou 2,25 bilhões de dólares com cada uma das vendas de títulos.

A fonte afirmou que o título com vencimento em 2034 teve um rendimento de 6,35% e o título com vencimento em 2054 teve um retorno de 7,15%.

A demanda atingiu quase 7 bilhões de dólares para o título de dez anos e passou de 7 bilhões de dólares para o título de 30 anos, acrescentou a fonte.

A operação foi liderada pelos bancos Citigroup, Scotiabank e UBS Investment Bank, de acordo com o Tesouro.

O mais recente lançamento do Tesouro segue a captação bem-sucedida de 2 bilhões de dólares em novembro por meio da emissão inaugural de títulos "verdes", com o objetivo de direcionar fundos para a ambiciosa agenda de sustentabilidade do governo.

Antes disso, a última emissão tradicional de dívida externa do país ocorreu em abril de 2023, quando o Tesouro levantou 2,25 bilhões em uma oferta de títulos soberanos de dez anos.

(Reportagem adicional de Bernardo Caram)

((Tradução Redação Brasília)) REUTERS VB AC

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street avança com alta de apostas em corte de 0,50 p.p. nos juros do Fed
Ibovespa fecha em alta com investidor à espera de decisões de BCs; Azul dispara
Dólar cai abaixo dos R$5,60 com expectativa de corte maior de juros nos EUA
Ações europeias encerram semana em alta e foco do mercado muda para Fed
China pune PwC com 6 meses de banimento e multa recorde por auditoria na Evergrande
Lula chama de "imbecis" defensores de privatização da Petrobras e diz que Lava Jato tentou desmoralizar estatal