Novo corredor do Oriente Médio incluirá trens para Índia, diz Délhi

Publicado em 11/09/2023 14:01 e atualizado em 11/09/2023 14:46

 

Por Shivam Patel e Krishn Kaushik

NOVA DÉLHI (Reuters) - Um novo corredor portuário e ferroviário para o Oriente Médio e Sul da Ásia incluirá conexões de trem para a Índia, disse uma autoridade do Ministério das Relações Exteriores da Índia nesta segunda-feira, oferecendo novos detalhes sobre o plano revelado no fim de semana na cúpula do G20 em Délhi.

Questionado sobre as propostas, Ausaf Sayeed, um secretário do Ministério das Relações Exteriores indiano, explicou que o corredor poderá incluir trens para a Índia e não apenas ligações por portuárias.

O acordo multinacional de ferrovias e portos, que inclui Estados Unidos, Arábia Saudita, Índia, União Europeia e Emirados Árabes Unidos, está sendo visto como uma resposta à ambiciosa iniciativa Cinturão e Rota da China.

O corredor será "o equivalente à Rota da Seda e à Rota das Especiarias", disse o ministro saudita de investimentos, Khalid Al Falih, em um evento em Nova Délhi, acrescentando que o projeto fornecerá "maior conectividade energética, materiais verdes e produtos processados e acabados que reequilibrarão o comércio global"

Durante a visita de Estado do príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman a Nova Délhi na segunda-feira, a Índia e a Arábia Saudita também discutiram a possibilidade de negociar em moedas locais e acelerar as negociações para um acordo de livre comércio entre a Índia e o Conselho de Cooperação do Golfo, do qual a Arábia Saudita é membro.

Sayeed disse que os dois países assinaram oito acordos nesta segunda-feira, incluindo um pacto para atualizar sua parceria energética de hidrocarbonetos para uma parceria energética abrangente para energias renováveis, petróleo e reservas estratégicas.

Eles também concordaram em criar uma força-tarefa conjunta para 100 bilhões de dólares em investimentos sauditas, metade dos quais está destinada a um projeto de refinaria atrasado ao longo da costa oeste da Índia, disse Sayeed.

Sayeed disse que o novo corredor incluirá portos, ferrovias, estradas, energia, redes de gás e rede de fibra óptica.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Minério de ferro tem sessão volátil conforme frenesi de estímulos da China desaparece
China está confiante na meta de crescimento, mercados aguardam mais medidas de estímulo
Índices da China saltam enquanto investidores aguardam mais medidas de estímulo
Índices de Wall Street caem com juros e Oriente Médio em foco
Ibovespa tem alta marginal sustentada por commodities
Taxas de juros futuros até 2029 têm leves altas em meio a avanço dos yields no exterior