Ucrânia relata ter recuperado mais territórios em contraofensiva

Publicado em 11/09/2023 09:37 e atualizado em 11/09/2023 10:21

KIEV (Reuters) - A Ucrânia disse nesta segunda-feira que suas tropas recuperaram mais territórios nas frentes de batalha do leste e sul do país ao longo da última semana devido a sua contraofensiva diante das forças russas.

A vice-ministra da Defesa, Hanna Maliar, disse em comentários televisionados que a Ucrânia retomou quase 2 quilômetros quadrados de terra ao redor da cidade de Bakhmut, capturada pela Rússia em maio, após meses de combates.

Mais tarde, ela acrescentou pelo Telegram que o Exército ucraniano também havia recapturado na semana passada 4,8 quilômetros quadrados no setor de Tavria, no sul.

Em seus comentários na televisão, Maliar afirmou que as forças ucranianas ainda capturaram parte do vilarejo de Opytne, a sul da cidade oriental de Avdiivka, e tiveram "sucesso parcial" perto do vilarejo de Novomaiorske, na região oriental de Donetsk.

Ela relatou "algum sucesso" perto de Andriivka e Klishchiivka, ao sul de Bakhmut.

As tropas ucranianas recuperaram o controle de cerca de 49 quilômetros quadrados perto de Bakhmut desde o início da contraofensiva no início de junho, disse Maliar. Na direção de Tavria, mais de 256 quilômetros quadrados foram recapturados, de acordo com ela.

Kiev tem retomado uma série de vilarejos e assentamentos na contraofensiva, mas seus soldados têm sido prejudicados pelos vastos campos minados e trincheiras russos.

A Reuters não conseguiu verificar os relatos e a Rússia, que invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022, raramente comenta os ganhos relatados por Kiev.

(Por Anna Pruchnicka)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Minério de ferro tem sessão volátil conforme frenesi de estímulos da China desaparece
China está confiante na meta de crescimento, mercados aguardam mais medidas de estímulo
Índices da China saltam enquanto investidores aguardam mais medidas de estímulo
Índices de Wall Street caem com juros e Oriente Médio em foco
Ibovespa tem alta marginal sustentada por commodities
Taxas de juros futuros até 2029 têm leves altas em meio a avanço dos yields no exterior