Transações em iuan digital da China estão tendo forte impulso, diz presidente do BC

Publicado em 19/07/2023 09:34 e atualizado em 19/07/2023 11:04

Por Rae Wee

CINGAPURA (Reuters) - As transações usando o iuan digital da China atingiram 1,8 trilhão de iuanes (249,33 bilhões de dólares) no final de junho, disse o presidente do banco central do país, Yi Gang, nesta quarta-feira, marcando um salto ante mais de 100 bilhões de iuanes em agosto do ano passado.

Os números consolidam o papel da China como líder entre os países que estão desenvolvendo suas próprias moedas digitais de banco central (CBDC, na sigla em inglês), embora a adoção ainda esteja nos estágios iniciais. O e-CNY, como é chamado o iuan digital, até agora tem sido usado principalmente para pagamentos domésticos de varejo.

Falando em uma palestra organizada pela Autoridade Monetária de Cingapura, Yi disse que a moeda digital da China em circulação atingiu 16,5 bilhões de iuanes no final de junho.

O total de transações com e-CNY atingiu 950 milhões, com 120 milhões de carteiras sendo abertas, disse Yi.

Ainda assim, o e-CNY em circulação representou apenas 0,16% da oferta monetária M0 da China, ou dinheiro em circulação, disse Yi.

"E você pode ver que agora o saldo de e-CNY está contando apenas dois décimos de 1% de M0, de modo que o saldo é muito pequeno, mas com esse tipo de saldo (nós) suportamos um grande número de transações, o que significa que a velocidade é alta e mais eficiente", disse Yi.

Os bancos estatais chineses participaram no ano passado de um teste focado em transações internacionais desenvolvido pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês).

Yi, que foi apresentado no evento de Cingapura como presidente da Sociedade Chinesa de Finanças e Bancos --uma organização do Banco do Povo da China-- deve renunciar, depois que foi deixado de fora do Comitê Central do Partido Comunista durante o congresso do partido de outubro, realizado uma vez a cada cinco anos.

O Partido Comunista nomeou o vice-presidente do banco central, Pan Gongsheng, como chefe da autoridade monetária no partido em 1º de julho, uma medida que fontes disseram que o colocou em posição de suceder Yi, de 65 anos, como chefe do banco central da segunda maior economia do mundo.

Quando questionado sobre a sucessão do banco central, Yi se recusou a comentar diretamente e disse: "Eu sou Yi Gang, e também, meu título está bem aqui na tela e eu... cuidarei do meu dever a qualquer momento em minha capacidade total."

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ata do BCE mostra postura cautelosa em relação a um maior afrouxamento monetário
Governo vê necessidade de acionamento "mais intenso" de termelétricas até dezembro
BC do Japão pode elevar juros se tiver maior confiança nas previsões, diz vice-presidente
China lança mecanismo de swap de 500 bi de iuanes para ajudar o mercado de ações
Minério de ferro recua em Dalian por incerteza sobre estímulos da China
Ataque com mísseis russos na região portuária de Odessa, na Ucrânia, mata seis, diz governador