Carvão metalúrgico sobe com suspensões em minas na China; minério de ferro cai

Publicado em 19/07/2023 08:29 e atualizado em 19/07/2023 09:51

 

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) - Os contratos futuros do carvão metalúrgico na bolsa de Dalian atingiram seu nível mais alto em quase três meses nesta quarta-feira, com as suspensões em minas na província chinesa de Shanxi alimentando preocupações sobre o fornecimento do ingrediente siderúrgico.

O carvão coqueificável mais negociado em setembro na Dalian Commodity Exchange da China subiu 3,1% para 1.487 iuanes (206,11 dólares) por tonelada métrica no final do pregão diurno. Mais cedo, o contrato atingiu 1.488,50 iuanes, o maior nível desde 25 de abril.

A Shanxi LuAn Environmental Energy Dev Co disse na terça-feira que sua unidade de mineração interrompeu a produção em 16 de julho depois que um acidente causou uma morte.

Duas minas de carvão em Shanxi, o principal centro de mineração de carvão da China, receberam ordens de suspender a produção na terça-feira para "retificação devido a acidentes de segurança", de acordo com a Huatai Futures. As minas não foram identificadas.

"Muitas empresas e regiões de carvão realizaram inspeções de segurança e algumas minas de carvão interromperam a produção", com a retomada das operações incerta, disseram analistas da Huatai em nota.

O coque, a forma processada do carvão metalúrgico, também subiu, com o contrato mais ativo de Dalian em setembro ganhando até 2,2%, para o nível mais alto desde 24 de abril.

Os preços do minério de ferro, no entanto, caíram com os traders avaliando as perspectivas de demanda em meio a uma recuperação econômica vacilante na China, maior produtora mundial de aço, enquanto aguardam medidas de apoio de Pequim para fortalecer a atividade.

O minério de ferro de referência em setembro na bolsa de Dalian caíram 0,6%, para 834 iuanes (115,60 dólares) por tonelada métrica.

Na Bolsa de Cingapura, o contrato de setembro mais negociado do ingrediente siderúrgico caiu 1% para 110,50 dólares por tonelada métrica.

Somando-se ao tom cauteloso, a mineradora Rio Tinto sinalizou preocupações sobre uma desaceleração econômica global e disse que sua produção deve ficar no limite superior de suas expectativas para o ano.

(Reportagem de Enrico Dela Cruz em Manila)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ata do BCE mostra postura cautelosa em relação a um maior afrouxamento monetário
Governo vê necessidade de acionamento "mais intenso" de termelétricas até dezembro
BC do Japão pode elevar juros se tiver maior confiança nas previsões, diz vice-presidente
China lança mecanismo de swap de 500 bi de iuanes para ajudar o mercado de ações
Minério de ferro recua em Dalian por incerteza sobre estímulos da China
Ataque com mísseis russos na região portuária de Odessa, na Ucrânia, mata seis, diz governador