Minério de ferro de Dalian atinge máxima de 15 semanas com esperanças de estímulo na China

Publicado em 29/06/2023 08:39

 

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro na bolsa de Dalian subiram para os níveis mais altos em 15 semanas nesta quinta-feira, sustentados pelo otimismo renovado em torno das perspectivas de mais estímulos para apoiar a recuperação econômica da China. Já os preços em Cingapura tiveram comportamento moderado.

O contrato de setembro mais negociado do ingrediente siderúrgico na Dalian Commodity Exchange da China encerrou o comércio diurno com alta de 0,9%, a 830,50 iuanes (114,71 dólares) por tonelada métrica, depois de atingir mais cedo 835 iuanes, a maior cotação desde 16 de março.

Na Bolsa de Cingapura, no entanto, o minério de ferro de referência para julho caiu 0,4% para 112,95 dólares por tonelada métrica.

Outros ingredientes siderúrgicos também subiram, com carvão metalúrgico e coque na bolsa de Dalian avançando 0,6% e 0,4%, respectivamente.

O primeiro-ministro Li Qiang disse na terça-feira que a China adotará medidas políticas mais eficazes para expandir a demanda doméstica, embora tenha apontado que o crescimento econômico doméstico acelerou no trimestre atual.

A reação do mercado aos sinais de estímulo da China foi mista, com alguns traders ponderando até que ponto Pequim está disposta a apoiar particularmente o setor imobiliário em dificuldades, e com os indicadores econômicos nos primeiros cinco meses de 2023 decepcionantes no geral.

Algumas das perspectivas mais recentes dos analistas para a demanda de aço na China, maior produtora mundial de aço e consumidora de metais, também não oferecem alívio.

"Internamente, não se espera que novas políticas favoráveis ​​sejam introduzidas no curto prazo e a eficácia das políticas anteriores na melhoria da demanda de aço continua a ser observada", disse a consultoria e fornecedora de dados da indústria Mysteel em sua perspectiva semanal.

A China, no entanto, deve exportar a maior quantidade de aço este ano desde 2016, segundo analistas, já que o enfraquecimento do iuan e os preços competitivos têm ajudado a escoar o excesso doméstico de metal.

(Reportagem de Enrico Dela Cruz em Manila)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar recua em linha com emergentes em meio a dados dos EUA e expectativa pela China
Ações da China fecham semana em baixa em meio a cautela
Dólar oscila em margens estreitas e fecha perto da estabilidade no Brasil
Trump vai propor dedução dos juros sobre financiamento de veículos
Presidente do Fed de Atlanta se diz "confortável" em manter juros inalterados em novembro
Ações recuam na Europa após dados de inflação dos EUA e com orçamento francês em foco