Principal diplomata cambial do Japão intensifica alerta contra fraqueza do iene

Publicado em 26/06/2023 09:14

 

Por Tetsushi Kajimoto

TÓQUIO (Reuters) - O Japão não está descartando nenhuma opção para responder de forma apropriada a movimentações cambiais excessivas, disse principal diplomata cambial do país nesta segunda-feira, intensificando os alertas contra o recente enfraquecimento do iene que foi "rápido e unilateral".

As moedas devem se movimentar de maneira estável, refletindo os fundamentos, disse o governo, depois que o iene enfraqueceu além de 143 por dólar na sexta-feira, uma mínima de sete meses, e caiu para uma mínima de 15 anos acima de 155 ienes por euro.

A moeda japonesa, muitas vezes considerada um ativo seguro, está sob pressão de venda renovada, ameaçando os consumidores com um aumento nos custos de importação.

"Temos todas as opções disponíveis e não descartamos nenhuma", disse o vice-ministro das Finanças para Assuntos Internacionais, Masato Kanda, a repórteres quando perguntado se as autoridades estavam prontas para intervir no mercado.

"Não vou comentar o que fazer agora."

Uma divergência de política monetária entre o Banco do Japão e o Federal Reserve tem sido vista como motor do dólar, já que o Japão continua com afrouxamento enquanto o banco central norte-americano elevou os juros agressivamente para conter a inflação.

O governo está monitorando de perto o mercado de câmbio, disse seu principal porta-voz.

"É importante que o mercado de câmbio se movimente de forma contínua, refletindo os fundamentos", disse o secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, a repórteres. "O governo observará de perto o mercado de câmbio com forte senso de urgência e responderá apropriadamente a movimentações excessivas."

O Japão conduziu pela última vez em outubro uma rara intervenção de compra de ienes para conter o enfraquecimento, depois que a moeda caiu para uma mínima de 32 anos de quase 152 ienes por dólar.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street abre sem direção comum após dados de preços ao produtor; Tesla pressiona Nasdaq
Ibovespa hesita na abertura sem viés claro no exterior
Dólar recua ante o real com ajuste em emergentes após semana de perdas
Ações da China fecham semana em baixa em meio a cautela
Dólar oscila em margens estreitas e fecha perto da estabilidade no Brasil
Trump vai propor dedução dos juros sobre financiamento de veículos