Moderado Will Hurd, crítico de Trump, ingressa na corrida republicana de 2024

Publicado em 22/06/2023 15:27

Por Doina Chiacu

WASHINGTON (Reuters) - O ex-deputado norte-americano Will Hurd, um moderado que já foi o único republicano negro no Congresso dos Estados Unidos, juntou-se nesta quinta-feira à lotada disputa para derrotar Donald Trump pela indicação presidencial do partido para as eleições de 2024.

Hurd, de 45 anos, anunciou sua candidatura em um vídeo e em uma publicação no Twitter que enfatizou a união, a economia e a igualdade de oportunidades para todos os norte-americanos -- e não poupou críticas ao ex-presidente.

"Se indicarmos um político sem lei, egoísta e fracassado como Donald Trump -- ele perdeu a Câmara, o Senado e a Casa Branca -- todos sabemos que Joe Biden vencerá novamente", disse Hurd.

Pintando um forte contraste com Trump, Hurd disse que sua visão da América reconheceria a ciência, abordaria a saúde mental e seria inclusiva e compreensiva.

"Não é certo que essa visão para a América acontecerá, mas pode acontecer se nos concentrarmos em nossos princípios atemporais e potencial ilimitado, e não no interesse próprio na política", disse Hurd.

Um ex-oficial infiltrado da CIA no Oriente Médio e no Sul da Ásia, Hurd trabalhou no Comitê de Inteligência da Câmara dos Deputados dos EUA. Ele foi eleito pela primeira vez para o Congresso em 2014.

Em 2019, ele criticou fortemente os tuítes do então presidente Trump dizendo que quatro congressistas da minoria democrata progressista, incluindo uma nascida na Somália, deveriam "voltar" para o lugar de onde vieram.

"Esses tuítes são racistas e xenófobos", disse Hurd na época.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar sobe na contramão do exterior com aversão a risco acentuada no Brasil
S&P 500 e Dow sobem com impulso de balanços de grandes bancos
Horário de verão só volta em 2024 se houver risco energético, diz Silveira
Wall Street abre sem direção comum após dados de preços ao produtor; Tesla pressiona Nasdaq
Ibovespa hesita na abertura sem viés claro no exterior
Dólar recua ante o real com ajuste em emergentes após semana de perdas