Alckmin diz que dados do varejo mostram prejuízo causado por juros altos

Publicado em 14/06/2023 14:09

BRASÍLIA (Reuters) - O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, aproveitou os dados divulgados pelo setor do varejo nesta quarta-feira para reforçar o coro de autoridades do governo contra o que consideram uma taxa básica de juros excessivamente elevada.

Em rápida entrevista a jornalistas após se reunir com o presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), Jorge Gonçalves Filho, e com executivos do setor, Alckmin argumentou que o juro real está subindo há vários meses, com a inflação caindo, sem que haja uma demanda crescente que justifique isso.

A taxa básica Selic está em 13,75% ao ano, e o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne na próxima semana para discutir seu patamar em meio a seguidas pressões do governo pela redução.

Dados divulgados pelo IBGE nesta manhã mostraram que em abril houve alta de 0,1% das vendas no varejo na comparação com o mês anterior, com ganho de 0,5% sobre o mesmo mês de 2022, resultados abaixo das expectativas de pesquisa da Reuters, de 0,3% e 0,95%, respectivamente.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu; Texto de Alexandre Caverni)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar sobe na contramão do exterior com aversão a risco acentuada no Brasil
S&P 500 e Dow sobem com impulso de balanços de grandes bancos
Horário de verão só volta em 2024 se houver risco energético, diz Silveira
Wall Street abre sem direção comum após dados de preços ao produtor; Tesla pressiona Nasdaq
Ibovespa hesita na abertura sem viés claro no exterior
Dólar recua ante o real com ajuste em emergentes após semana de perdas