STF forma maioria para tornar réus mais 200 suspeitos de ataques de 8 de janeiro

Publicado em 28/04/2023 08:37

(Reuters) - O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria na quinta-feira para tornar réus mais 200 suspeitos de envolvimento nos ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro, com seis dos dez ministros que estão atualmente na corte aceitando as denúncias feitas pela Procuradoria-Geral da República.

Até o momento, votaram para acompanhar o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, que aceitou as denúncias da PGR, e os ministros Dias Toffoli, Edson Fachin, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Luís Roberto Barroso, segundo o acompanhamento do plenário virtual da corte.

Ainda faltam votar os ministros Gilmar Mendes, André Mendonça, Nunes Marques e a presidente da corte, Rosa Weber. O Supremo é composto por 11 ministros, mas atualmente conta com apenas dez magistrados devido à recente aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski, que ainda não teve um substituto indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Supremo já havia decidido tornar réus outros 100 suspeitos de envolvimento nos ataques de 8 de janeiro, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram o Palácio do Planalto e os prédios do STF e do Congresso Nacional. Na ocasião, oito ministros votaram pelo recebimento da denúncia enquanto Nunes Marques e Mendonça, indicados por Bolsonaro, divergiram parcialmente de Moraes.

A atual análise das denúncias deste segundo bloco, composto por 200 acusados, terminará na terça-feira da próxima semana no plenário da corte e, na quarta, os ministros começarão a analisar um terceiro bloco de denúncias, composto por 250 acusados, em um julgamento que irá até 8 de maio.

(Por Eduardo Simões)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo confirma contenção de gasto e vê déficit fiscal de R$28,8 bi em 2024, limite da banda de tolerância
Wall St encerra em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil