Economia alemã evita recessão no 1º tri, por enquanto

Publicado em 28/04/2023 08:32

Por Maria Martinez

BERLIM (Reuters) - A economia alemã estagnou no primeiro trimestre, já que a queda no consumo do governo e das famílias foi compensada por um aumento nas exportações e no investimento de capital, mostraram dados divulgados nesta sexta-feira.

O Produto Interno Bruto ficou inalterado no primeiro trimestre em relação aos três meses anteriores em termos ajustados, disse o escritório federal de estatísticas. Pesquisa da Reuters com analistas projetava crescimento de 0,2%.

Os resultados detalhados do primeiro trimestre serão divulgados pelo escritório de estatísticas em 25 de maio.

“A economia alemã permaneceu parada no início de 2023, evitando por pouco a recessão”, disse Claus Vistesen, economista-chefe da Pantheon Macroeconomics para a zona do euro.

A economia alemã encolheu 0,5% no quarto trimestre de 2022 em comparação com os três meses anteriores, em dador evisado que reaviva os temores de uma recessão técnica, definida como dois trimestres consecutivos de contração.

"Com o resultado do quarto trimestre também revisado para baixo, isso deixou a economia em linha com seu nível pré-pandemia, enquanto o PIB está significativamente acima dessa marca na Itália e na França", disse Franziska Palmas, economista sênior da Capital Economics para a Europa.

O governo alemão elevou sua previsão de crescimento econômico para este ano para 0,4%, ante 0,2% previsto anteriormente, de acordo com suas projeções econômicas de primavera publicadas na quarta-feira.

"Uma recuperação gradual está em andamento, apesar de um ambiente persistentemente difícil", disse o ministro da Economia alemão, Robert Habeck, na apresentação das previsões. Ele espera uma aceleração do crescimento após o primeiro trimestre.

(Reportagem de Miranda Murray e Maria Martinez)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo confirma contenção de gasto e vê déficit fiscal de R$28,8 bi em 2024, limite da banda de tolerância
Wall St encerra em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil