Reuters: Lupi diz que governo irá buscar redução nos juros do consignado

Publicado em 24/02/2023 18:15

(Reuters) -O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou nesta quinta-feira que o governo irá buscar uma redução das taxas de juros cobradas nos empréstimos consignados de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em reunião no próximo mês.

Para Lupi, o atual patamar dos juros do consignado é "criminoso". O ministro afirmou que o tema será discutido na próxima reunião do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), em março.

“Cobrar 3,5% da população que ganha em média 60% do valor do salário mínimo eu acho criminoso", disse Lupi a jornalistas após cumprir agenda no Rio de Janeiro. “Na próxima reunião (do CNPS), com certeza vamos baixar essas taxas de juros.“

O Conselho Nacional da Previdência Social estabeleceu como teto atual de juros cobrados nas operações de crédito consignado para aposentados e pensionistas a taxa de 2,14% ao mês. Nas operações realizadas pelo cartão de crédito, a taxa é de 3,06% ao mês.

Lupi não informou para quanto poderá ir a taxa de juros, mas frisou que vai trabalhar para diminuir para “o mínimo possível“.

As críticas do ministro foram feitas na esteira dos ataques do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Banco Central devido ao patamar da Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira, atualmente em 13,75% ao ano.

(Por Rodrigo Viga GaierEdição de Pedro Fonseca)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nasdaq lidera perdas em Wall St resultados decepcionantes de empresas de tecnologia
América Latina tem "progresso notável" contra insegurança alimentar, aponta relatório da FAO
Ibovespa hesita na abertura com exterior
Dólar sobe com pressão de commodities e iene sobre moedas emergentes
Dólar abre com leve alta em meio a pressões de commodities e iene
Minério de ferro amplia queda em Dalian por enfraquecimento do mercado de aço e cenário de demanda