Zelenskiy: Ucrânia deve impulsionar diplomacia na África, América Latina
KIEV (Reuters) - O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, buscando fortalecer os esforços diplomáticos de Kiev após a invasão russa, pediu nesta sexta-feira uma cúpula com líderes latino-americanos e disse que a Ucrânia deveria tomar medidas para construir relações com os países africanos.
Em entrevista coletiva no primeiro aniversário da invasão russa, Zelenskiy disse que gostaria que países da América Latina e da África, assim como China e Índia, se juntassem a uma fórmula de paz proposta por Kiev para acabar com a guerra com a Rússia.
"Você sabe como é difícil para mim deixar o país, mas eu viajaria especialmente para esta reunião", disse ele sobre a perspectiva de uma cúpula com os países latino-americanos. "Eu poderia me comunicar com eles, com sua mídia, com suas sociedades."
Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender que um grupo de países sem envolvimento na guerra promova negociações de paz entre as duas nações.
"No momento em que a humanidade, com tantos desafios, precisa de paz, completa-se um ano da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. É urgente que um grupo de países, não envolvidos no conflito, assuma a responsabilidade de encaminhar uma negociação para restabelecer a paz", disse Lula no Twitter.
(Reportagem de Max Hunder e Dan Peleschuk