Com bandeiras e sanções, aliados da Ucrânia mostram apoio no aniversário da guerra

Publicado em 24/02/2023 12:11

 Enquanto os combates avançavam no leste e no sul da Ucrânia, seus aliados ao redor do mundo iluminavam monumentos históricos, realizavam vigílias e preparavam novas sanções em uma demonstração coletiva de apoio no primeiro aniversário da invasão russa.

Na Alemanha, onde o governo abandonou sua abordagem "Wandel durch Handel" (mudança através do comércio) para a Rússia e direcionou armas para a Ucrânia, o vice-chanceler Robert Habeck disse que a invasão do presidente russo, Vladimir Putin, precisa fracassar.

"O que Putin está fazendo é trazer o imperialismo de volta à Europa", disse Habeck em uma mensagem de vídeo postada no Twitter enquanto a bandeira ucraniana tremulava no topo do histórico prédio Reichstag do Parlamento.

"Se for bem-sucedido, a paz na Europa estará permanentemente ameaçada", acrescentou Habeck.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se reuniria virtualmente na sexta-feira com os líderes do G7 e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, para marcar o aniversário e anunciar novas sanções contra aqueles que ajudam no esforço de guerra da Rússia. O Reino Unido também emitiu novas sanções.

Paris iluminou a Torre Eiffel com as cores azul e amarela da bandeira ucraniana na noite de quinta-feira e pessoas envoltas em bandeiras ucranianas, com as mãos no coração, se reuniram em uma vigília em Londres segurando uma faixa: "Se você defende a liberdade, defende a Ucrânia".

"Haverá uma vida após esta guerra, porque a Ucrânia vencerá", disse a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, em um discurso.

Na Itália, o Senado disse que iluminaria seu edifício Palazzo Madama com as cores da bandeira nacional da Ucrânia do pôr do sol na sexta-feira ao nascer do sol no sábado.

(Por Paul Carrel)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa avança na abertura com endosso de commodities e à espera de pacote fiscal
Dólar oscila pouco com mercado à espera de pacote fiscal do governo
IPCA-15 sobe mais do que o esperado em novembro sob peso de alimentos
Rússia atinge infraestrutura da Ucrânia no maior ataque de drones da guerra
Minério de ferro oscila com esperança de corte de juros na China e plano tarifário de Trump
Israel deve aprovar cessar-fogo com Hezbollah, diz autoridade israelense
undefined