Febraban melhora previsão para carteira de crédito este ano

Publicado em 24/02/2023 11:30

SÃO PAULO (Reuters) - A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) elevou de 8,2% para 8,3% a projeção para o crescimento da carteira de crédito das instituições financeiras que atuam no país este ano, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira.

A pesquisa é realizada a cada 45 dias após a divulgação da ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e pela primeira vez coletou projeções para o crédito em 2024, com a média de expectativas indicando expansão da carteira total de 7,4% no próximo ano. Isso "aponta para a continuidade do movimento de acomodação do crescimento do crédito", afirmou Febraban em comunicado à imprensa.

Para 2023, o levantamento captou melhora da estimativa para a expansão do crédito direcionado tanto para a pessoa física quanto jurídica. A projeção para a carteira do crédito direcionado pessoa física passou de 8,6% para 9,2%, enquanto para a carteira pessoa jurídica, a projeção subiu de 5,8% para 7,1%, afirmou a entidade.

"No caso da carteira direcionada, uma explicação possível é a possibilidade de termos uma maior atuação dos bancos públicos no novo governo no mercado de crédito", disse Rubens Sardenberg, diretor de economia, regulação prudencial e riscos da Febraban no comunicado.

"Outra possibilidade...é que a elevação dos juros no mercado livre e um desempenho mais fraco do mercado de capitais podem aumentar a demanda por recursos no segmento direcionado de pessoa jurídica", acrescentou.

Além da previsão sobre o crescimento da carteira, o levantamento captou melhora na expectativa para a inadimplência da carteira Livre este ano, cuja projeção saiu de 4,7% para 4,4%.

O levantamento foi realizado junto a 19 bancos entre 8 e 14 de fevereiro, afirmou a Febraban.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nasdaq lidera perdas em Wall St resultados decepcionantes de empresas de tecnologia
América Latina tem "progresso notável" contra insegurança alimentar, aponta relatório da FAO
Ibovespa hesita na abertura com exterior
Dólar sobe com pressão de commodities e iene sobre moedas emergentes
Dólar abre com leve alta em meio a pressões de commodities e iene
Minério de ferro amplia queda em Dalian por enfraquecimento do mercado de aço e cenário de demanda