Coreia do Norte testa mísseis de cruzeiro para demonstrar contra-ataque nuclear

Publicado em 24/02/2023 10:14

Por Hyunsu Yim e Josh Smith

SEUL (Reuters) - A Coreia do Norte testou quatro mísseis estratégicos de cruzeiro durante um exercício projetado para demonstrar sua capacidade de conduzir um contra-ataque nuclear diante de forças hostis, informou a mídia estatal do país nesta sexta-feira.

O exercício da quinta-feira envolveu uma unidade estratégica de mísseis de cruzeiro aparentemente operacional do Exército do Povo Coreano, que disparou os quatro mísseis "Hwasal-2" na área da cidade de Kim Chaek, província de Hamgyong Norte, em direção ao mar na costa leste da península coreana, disse a agência de notícias estatal KCNA.

Outras unidades realizaram treinamento de poder de fogo sem disparo real, acrescentou.

Os quatro mísseis estratégicos de cruzeiro atingiram um alvo pré-definido depois de percorrer "2.000 km de comprimento em órbitas elípticas e em forma de oito por 10.208 segundos a 10.224 segundos", segundo a reportagem.

O exercício demonstrou "a postura de guerra da força de combate nuclear da Coreia do Norte reforçando em todos os sentidos sua capacidade mortal de contra-ataque nuclear diante das forças hostis", disse a KCNA.

Os lançamentos de mísseis não foram anunciados pela Coreia do Sul ou pelo Japão, que costumam ser os primeiros a detectar e relatar publicamente tais lançamentos.

O lançamento ocorreu no momento em que autoridades norte-americanas e sul-coreanas participavam de um exercício simulado que enfocou a possibilidade de a Coreia do Norte usar uma arma nuclear.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nasdaq lidera perdas em Wall St resultados decepcionantes de empresas de tecnologia
América Latina tem "progresso notável" contra insegurança alimentar, aponta relatório da FAO
Ibovespa hesita na abertura com exterior
Dólar sobe com pressão de commodities e iene sobre moedas emergentes
Dólar abre com leve alta em meio a pressões de commodities e iene
Minério de ferro amplia queda em Dalian por enfraquecimento do mercado de aço e cenário de demanda