Coreia do Norte testa mísseis de cruzeiro para demonstrar contra-ataque nuclear
Por Hyunsu Yim e Josh Smith
SEUL (Reuters) - A Coreia do Norte testou quatro mísseis estratégicos de cruzeiro durante um exercício projetado para demonstrar sua capacidade de conduzir um contra-ataque nuclear diante de forças hostis, informou a mídia estatal do país nesta sexta-feira.
O exercício da quinta-feira envolveu uma unidade estratégica de mísseis de cruzeiro aparentemente operacional do Exército do Povo Coreano, que disparou os quatro mísseis "Hwasal-2" na área da cidade de Kim Chaek, província de Hamgyong Norte, em direção ao mar na costa leste da península coreana, disse a agência de notícias estatal KCNA.
Outras unidades realizaram treinamento de poder de fogo sem disparo real, acrescentou.
Os quatro mísseis estratégicos de cruzeiro atingiram um alvo pré-definido depois de percorrer "2.000 km de comprimento em órbitas elípticas e em forma de oito por 10.208 segundos a 10.224 segundos", segundo a reportagem.
O exercício demonstrou "a postura de guerra da força de combate nuclear da Coreia do Norte reforçando em todos os sentidos sua capacidade mortal de contra-ataque nuclear diante das forças hostis", disse a KCNA.
Os lançamentos de mísseis não foram anunciados pela Coreia do Sul ou pelo Japão, que costumam ser os primeiros a detectar e relatar publicamente tais lançamentos.
O lançamento ocorreu no momento em que autoridades norte-americanas e sul-coreanas participavam de um exercício simulado que enfocou a possibilidade de a Coreia do Norte usar uma arma nuclear.