China planeja medidas para consolidar impulso de crescimento econômico, diz mídia estatal

Publicado em 22/02/2023 11:22

PEQUIM (Reuters) - A economia da China está se estabilizando e melhorando, mas ainda enfrenta muitos desafios, disse o primeiro-ministro Li Keqiang, segundo a mídia estatal, em uma reunião de gabinete nesta quarta-feira.

A China tomará medidas para melhorar as expectativas do mercado e consolidar o ímpeto de crescimento econômico, e ainda há espaço para que cortes de impostos e taxas entrem em vigor, disse Li.

A segunda maior economia do mundo cresceu 3% em 2022 em relação ao ano anterior, ficando muito abaixo da meta oficial de cerca de 5,5% e registrando uma de suas piores taxas em quase meio século.

A suspensão das rigorosas medidas contra a Covid-19 por Pequim em dezembro impulsionou uma tentativa de recuperação econômica este ano, mas uma queda no setor imobiliário e a fraca demanda global também significam que uma recuperação do crescimento dependerá fortemente dos consumidores.

Os mercados antecipam amplamente uma remodelação do governo, especialmente da equipe econômica, e metas econômicas para 2023 durante uma sessão anual do Parlamento que começa no início de março.

"Acreditamos que 5% continuará sendo a meta de crescimento deste ano, embora na prática 5% talvez esteja sendo interpretado como um mínimo", disse o JP Morgan em uma nota de pesquisa. A instituição espera que a política monetária "seja contínua e mantenha o status quo, e a política fiscal seja modestamente contracionista este ano".

(Reportagem de Liangping Gao e Ryan Woo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Banco Central não quer acabar com papel-moeda, diz Campos Neto
Ibovespa tem movimento discreto com Petrobras contrabalançando NY
Nasdaq lidera perdas em Wall St resultados decepcionantes de empresas de tecnologia
América Latina tem "progresso notável" contra insegurança alimentar, aponta relatório da FAO
Ibovespa hesita na abertura com exterior
Dólar sobe com pressão de commodities e iene sobre moedas emergentes