Wall St recua com temores sobre Fed agressivo
Por Johann M Cherian e Sruthi Shankar
(Reuters) - Os índices de ações dos Estados Unidos caíam nesta sexta-feira com a fraqueza de papéis de energia e de megacapitalização, com os investidores preocupados que a inflação persistente e os sinais de força na economia dos EUA possam levar o Federal Reserve a adotar mais altas de juros este ano.
Os índices de Wall Street ficaram voláteis nesta semana após um forte início de 2023, com dados econômicos apontando para inflação elevada, um mercado de trabalho apertado e resiliência nos gastos do consumidor, dando ao Fed mais espaço para aumentar os custos dos empréstimos.
O Goldman Sachs e o Bank of America preveem mais três aumentos de juros este ano de 0,25 ponto percentual cada, acima de sua estimativa anterior de duas altas. Operadores esperam agora pelo menos mais dois aumentos e veem a taxa do Fed atingindo um pico de 5,3% em julho.
Sete dos 11 principais setores do S&P caíam, com ações de energia perdendo 3,0% em meio à queda dos preços do petróleo.
Nomes de crescimento de megacapitalização como Microsoft Corp, Apple Inc e Amazon.com Inc perdiam mais de 1% cada, pesando nos setores de tecnologia e consumo discricionário.
Enquanto isso, a diretora do Fed, Michelle Bowman, disse que a taxa de juros terá que subir até que haja mais progresso em levar a inflação de volta para a meta de 2%, somando-se a uma série de comentários recentes autoridades do banco central.
Às 13:35 (de Brasília), o índice Dow Jones caía 0,25%, a 33.614,01 pontos, enquanto o S&P 500 perdia 0,85%, a 4.055,84 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuava 1,19%, a 11.714,26 pontos.