Reuters: Lira cria grupo de trabalho da reforma tributária

Publicado em 15/02/2023 14:06

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), formalizou nesta quarta-feira a criação de grupo de trabalho que irá discutir a reforma tributária na Casa.

O grupo, que discutirá Proposta de Emenda à Constituição (PEC) já em tramitação na Câmara, terá 90 dias para concluir os trabalhos, prorrogáveis por igual período.

O colegiado de 12 integrantes será coordenado pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), e o relator será Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), nomes que já haviam sido adiantados por Lira.

A reforma tributária deve ser tema ainda de um jantar nesta quarta em Brasília entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e representantes do mercado e do empresariado, segundo uma fonte com conhecimento do assunto.

Em discussão há anos no Legislativo, o tema da reforma tributária atualmente é abordado em duas PECs principais que aguardam votação: a PEC 45, na Câmara, elaborada pelo atual secretário extraordinário da reforma tributária do Ministério da Fazenda, Bernardo Appy, e a PEC 110, no Senado.

Ambas têm como denominador comum a extinção ou unificação de tributos sobre bens e serviços. Em termos regimentais, a PEC 45 está pronta para ser votada pelo plenário da Câmara. Uma votação, no entanto, carece de acordo, dada a complexidade do tema e a exigência de um quórum especial para aprovação de pelo menos 308 votos favoráveis entre os 513 deputados.

O governo já manifestou simpatia pela PEC da Câmara, mas também sinalizou com a possibilidade de acatar pontos da proposta do Senado.

Na mesma linha, Aguinaldo Ribeiro, que relatou o mesmo assunto em uma comissão mista de deputados e senadores sobre as duas PECs, considera que o grupo de trabalho oferecerá "uma oportunidade muito interessante para consolidar a convergência de Câmara, Senado e governo federal".

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Banco Central não quer acabar com papel-moeda, diz Campos Neto
Ibovespa tem movimento discreto com Petrobras contrabalançando NY
Nasdaq lidera perdas em Wall St resultados decepcionantes de empresas de tecnologia
América Latina tem "progresso notável" contra insegurança alimentar, aponta relatório da FAO
Ibovespa hesita na abertura com exterior
Dólar sobe com pressão de commodities e iene sobre moedas emergentes