Ibovespa cai antes de feriado com inflação e BC britânico em foco

Publicado em 11/10/2022 17:17 e atualizado em 11/10/2022 17:53

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa recuou nesta terça-feira, antes de feriado no Brasil, tendo acelerado a queda à tarde junto com Wall Street, após o presidente do Banco Central da Inglaterra indicar que a instituição não prorrogará um programa de compra de títulos.

B3 e Vale foram as que mais pressionaram o índice, enquanto Braskem disparou na ponta oposta após notícia que a gestora Apollo elevou proposta de aquisição da companhia.

O Ibovespa caiu 0,96%, a 114.827,12 pontos, terceira queda seguida. Na mínima, o índice cedeu a 114.296,52 pontos e na máxima foi a 115.927,72 pontos. O volume financeiro da sessão somou 27,6 bilhões de reais.

O índice teve queda na maior parte do período, pressionado pela queda de commodities --como petróleo e minério de ferro-- e pela preocupação no exterior com o cenário de alta global de juros, guerra na Ucrânia e avanço da Covid-19 na China.

No fim da tarde, comentários de Andrew Bailey, do Banco da Inglaterra, sinalizando que o programa de compra de títulos da instituição só vai durar mais três dias, apesar de pedidos de extensão, adicionaram cautela.

O BC britânico interveio no mercado depois de reação negativa de investidores a um programa fiscal do governo para financiar o crescimento. A situação é acompanhada de perto pelos agentes globais.

Em Nova York, o S&P 500 cedeu 0,7% e marcou a quinta queda seguida, antes do início da temporada de balanços nesta semana, além de ata do Federal Reserve, na quarta-feira, e dado de inflação dos Estados Unidos, na quinta-feira.

O mercado brasileiro estará fechado na quarta-feira por causa de feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida.

Localmente, o destaque foi o IPCA, que teve novo recuo, mas veio ligeiramente menor do que o esperado. O índice de inflação cedeu caiu 0,29% em setembro, informou o IBGE, ante expectativa de redução de 0,34%, segundo pesquisa com analistas.

"Tivemos, sim, uma deflação, talvez não tanto quanto o mercado esperava, e aí vimos algum reflexo (alta) nos juros futuros", disse Ilan Arbetman, analista da Ativa Investimentos, acrescentando que esse movimento pesou em ações ligadas a tecnologia e construção civil.

DESTAQUES

- BRASKEM PNA disparou 20,4%, a 33,58 reais, máxima desde meados de agosto, na esteira de notícia de que a gestora norte-americana Apollo elevou a proposta para compra da companhia, de 50 reais por ação, oferta 25% acima da anterior, disse a coluna de Lauro Jardim, publicada em O Globo. A proposta inclui o fechamento de capital da empresa na B3 e posterior reabertura na Bolsa de Nova York, segundo o jornal.

- VALE ON teve queda de 0,7%, a 73,49 reais, após recuo de 2,5% do contrato futuro mais negociado de minério de ferro na China, após cinco sessões seguidas de ganhos, com as medidas para conter a Covid-19 na China em foco.

- PETROBRAS PN caiu 0,75%, a 33,00 reais, à medida que o petróleo Brent cedeu 2% com temores de recessão e diante de avanço da Covid-19 na China, o que levanta temores sobre a demanda pela commodity. No setor, 3R PETROLEUM ON perdeu 1,3%, a 42,47 reais, enquanto PRIO ON subiu 0,13%, a 31,50 reais.

- COSAN ON avançou 1,7%, a 15,66 reais, após duas sessões de baixa devido ao anúncio de compra de fatia minoritária da Vale. RUMO ON e RAÍZEN PN, ambas do grupo Cosan, ganharam e 4,2% e 6,6%, respectivamente. No caso da Rumo, analistas do Citi elevaram o preço-alvo da ação de 22 para 24 reais.

- LOCAWEB ON cedeu 6,9%, a 9,95 reais, terceira queda consecutiva, após rali de cinco sessões, período no qual havia valorizado 32,4%.

- ITAÚ UNIBANCO PN caiu 0,7%, a 28,81 reais, em sessão negativa para bancos. BANCO DO BRASIL ON recuou 2,4%, a 39,11 reais. Ainda no setor financeiro, B3 ON recuou 3,3%, a 14,35 reais.

- QUALICORP ON diminuiu 5,6%, a 8,64 reais, liderando perdas no setor de saúde. Analistas citaram elevação da inflação do setor, apesar da deflação geral. HAPVIDA ON caiu 4,1%, a 7,47 reais, e REDE D'OR ON reduziu 3,75%, 30,07 reais.

 

(Por Andre Romani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar abre semana estável antes de decisões de juros no Brasil e nos EUA
Mercado eleva expectativas para a inflação em 2024 e 2025 no Focus
Atividade manufatureira da China deve registrar queda crescente em julho
Confiança da indústria no Brasil avança pelo 4º mês consecutivo em julho, diz FGV
Minério de ferro fecha em leve alta em Dalian com dados industriais da China
Índice de Xangai fecha estável antes de reunião do Politburo