Reuters: FMI negligenciou inflação global e precisa restaurar credibilidade, diz Guedes em reunião do Fundo

Publicado em 11/10/2022 15:44

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Economia, Paulo Guedes, usou seu discurso durante reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington, para fazer fortes críticas ao trabalho do Fundo e traçar um panorama focado na retração da economia global, ressaltando que o Brasil estaria “fora de sintonia”, com projeções positivas para a atividade e a inflação.

“Infelizmente, a supervisão bilateral e multilateral do FMI negligenciou a natureza, magnitude e extensão do aumento da inflação que começou em 2021. Como resultado, a orientação política do Fundo foi equivocada em vários casos”, disse, em transcrição da declaração divulgada pelo FMI nesta terça-feira.

O ministro afirmou que em um ambiente global de inflação elevada, altos níveis de endividamento público, desaceleração sincronizada e esgotamento do espaço fiscal, os países precisam contar com o FMI como um farol de análise e aconselhamento de alta qualidade, ressaltando, sem detalhar, que a agenda do Fundo foi ampliada nos últimos anos para incluir questões não essenciais.

“O Fundo deve, portanto, reorientar e fortalecer sua análise macroeconômica e financeira, de supervisão e assessoria de políticas para restaurar totalmente a credibilidade que foi perdida nesse processo”, acrescentou.

Na declaração, Guedes disse que a inflação no Brasil tem sido consistentemente revisada para baixo e o crescimento do PIB revisto para cima, na direção oposta da maioria dos países.

“O Brasil está fora de sintonia com a economia global, surpreendendo positivamente os céticos, incluindo o FMI”, afirmou.

 

(Por Bernardo Caram)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado eleva expectativas para a inflação em 2024 e 2025 no Focus
Atividade manufatureira da China deve registrar queda crescente em julho
Confiança da indústria no Brasil avança pelo 4º mês consecutivo em julho, diz FGV
Minério de ferro fecha em leve alta em Dalian com dados industriais da China
Índice de Xangai fecha estável antes de reunião do Politburo
Corte de juros não deve ocorrer nesta semana em meio a incertezas, diz secretário de Haddad