Rússia sequestrou vice-chefe da usina nuclear de Zaporizhzhia, diz Ucrânia

Publicado em 11/10/2022 10:58

KIEV (Reuters) - Um vice-chefe da usina nuclear de Zaporizhzhia na Ucrânia, ocupada pela Rússia, foi sequestrado por forças russas e está detido em um local desconhecido, disse a empresa estatal de energia nuclear da Ucrânia Energoatom nesta terça-feira.

Em um post no aplicativo de mensagens Telegram, a Energoatom informou que o funcionário, Valeriy Martynyuk, foi apreendido na segunda-feira. O Ministério da Defesa russo não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A Energoatom pediu ao chefe da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Grossi, que tome "todas as medidas possíveis" para ajudar a libertar Martynyuk. A AIEA não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. Grossi se encontraria com o presidente russo, Vladimir Putin, nesta terça-feira, segundo o Kremlin.

O incidente ocorre após a detenção do então chefe da usina, Ihor Murashov, em 1º de outubro. Grossi anunciou sua libertação em 3 de outubro, e depois a AIEA disse que Murashov não retornaria às suas funções como chefe da usina.

A instalação, a maior usina nuclear da Europa, foi capturada pela Rússia nos primeiros dias da invasão da Ucrânia, mas ainda é operada por funcionários ucranianos.

(Reportagem de Max Hunder e François Murphy)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar abre semana estável antes de decisões de juros no Brasil e nos EUA
Mercado eleva expectativas para a inflação em 2024 e 2025 no Focus
Atividade manufatureira da China deve registrar queda crescente em julho
Confiança da indústria no Brasil avança pelo 4º mês consecutivo em julho, diz FGV
Minério de ferro fecha em leve alta em Dalian com dados industriais da China
Índice de Xangai fecha estável antes de reunião do Politburo