China pede "paciência" em meio ao aumento de casos de Covid antes de importante congresso

Publicado em 10/10/2022 11:05

Por Ryan Woo

PEQUIM (Reuters) - A China pediu "paciência" com suas duras políticas de combate à Covid e alertou contra qualquer "cansaço de guerra" no momento em que os casos locais atingiram o nível mais alto desde agosto, dias antes de um importante congresso do Partido Comunista.

Muitos países estão aprendendo a coexistir com a Covid-19, mas a China tem rejeitado repetidamente qualquer especulação de uma trégua em suas políticas, que podem variar de isolar uma comunidade local a uma cidade inteira, mesmo que as mortes permaneçam baixas pelos padrões mundiais e os sintomas, quando ocorrem, são principalmente leves.

A pressão sobre as autoridades para interromper os surtos assim que eles surgirem aumentou nas últimas semanas, quando as subvariantes altamente transmissíveis BF.7 e BA.5.1.7 da Ômicron apareceram na China continental pela primeira vez.

Em toda a China, 1.939 casos transmitidos localmente foram relatados em 9 de outubro, o maior desde 20 de agosto, segundo cálculos da Reuters com base em dados oficiais publicados na segunda-feira.

Milhares de casos causados ​​pela BF.7 foram registrados na Mongólia Interior desde 1º de outubro, transformando a região no mais recente epicentro da Covid da China e destruindo os planos de viagem durante o feriado do Dia Nacional.

Xangai, que confinou toda a sua população de 25 milhões em abril e maio, registrou 34 casos locais em 9 de outubro, o maior em quase três meses.

“A transmissão e a patogenicidade (da Ômicron) não enfraqueceram e ainda representam uma ameaça relativamente grande para os idosos e pessoas com doenças subjacentes”, segundo um comentário no estatal Diário do Povo nesta segunda-feira.

"É por esta razão que devemos permanecer vigilantes contra a propagação da epidemia, aumentar nossa confiança e paciência nas políticas de prevenção e controle epidêmico de nosso país e superar qualquer cansaço de guerra, qualquer pensamento de deixar as coisas ao acaso, e qualquer complacência."

Os alertas sobre a Covid ocorrem dias antes de um congresso do Partido Comunista a cada cinco anos, a partir de 16 de outubro, onde Xi Jinping deve estender sua liderança de uma década por mais cinco anos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St abre em alta antes de decisão do Fed e balanços de grandes empresas de tecnologia
Ibovespa abre sem viés claro em semana com decisões de BC e balanços
Dólar tem queda leve antes de decisões de juros no Brasil e nos EUA
Fed deve manter juros pela última vez enquanto batalha contra a inflação se aproxima do fim
Dólar abre semana estável antes de decisões de juros no Brasil e nos EUA
Mercado eleva expectativas para a inflação em 2024 e 2025 no Focus