Minério de ferro sobe à medida que siderúrgicas chinesas retomam produção

Publicado em 27/09/2022 08:28

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) – Os contratos futuros de minério de ferro subiram nesta terça-feira, com os preços de Cingapura se recuperando após duas sessões consecutivas de perdas, depois de a China retomar a produção de aço para lucrar com o aumento da atividade de construção durante a alta temporada de setembro a outubro.

O benchmark de minério de ferro para outubro na Bolsa de Cingapura subiu 1,5%, para a máxima da sessão de 97,05 dólares a tonelada, enquanto o contrato de setembro ganhou 0,2%, para 98,60 dólares.

Na Dalian Commodity Exchange da China, o contrato de minério de ferro mais ativo para janeiro encerrou as negociações com alta de 1,1%, a 718,50 iuanes (100,36 dólares) a tonelada.

A produção de vergalhão entre as 137 siderúrgicas chinesas cobertas por uma pesquisa semanal da consultora e provedora de informações da indústria Mysteel aumentou 26.700 toneladas, ou 0,9%, de 15 a 21 de setembro, para cerca de 3,1 milhões de toneladas em relação à semana anterior.

As siderúrgicas também estão reabastecendo seus estoques de minério de ferro antes do feriado de uma semana do Dia Nacional da China a partir de 1º de outubro.

Os ganhos de mercado de terça-feira indicam que o mercado não desistiu das esperanças de que a recuperação na produção e demanda de aço chinesa sejam sustentadas ao longo de setembro e outubro.

“Dados da CISA mostraram que a produção média diária de aço bruto das principais siderúrgicas aumentou 2,23% em meados de setembro em relação ao início de setembro, com a indústria se preparando para o pico de construção”, disseram analistas da Westpac em nota, referindo-se ao grupo industrial China Iron & Steel Association.

Os traders desconsideraram os dados que mostram que os lucros das empresas industriais da China encolheram em um ritmo mais rápido entre janeiro e agosto, em meio a restrições rígidas da Covid-19 e uma queda cada vez maior no setor imobiliário.

(Por Enrico Dela Cruz em Manila)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

S&P 500 tem pequena alta antes de balanços importantes, dados dos EUA e reunião do Fed
Ibovespa fecha em queda com pressão de Petrobras e decisões de Fed e Copom no horizonte
Dólar descola do exterior e cai ante real com mercado à espera de Copom, Fed e BOJ
Taxas futuras de juros sobem em meio a expectativa antes de decisões de Copom, Fed e Banco do Japão
Dívida pública federal sobe 2,25% em junho, para R$7,1 tri, em meio a maiores incertezas
Ações europeias fecham em baixa antes de decisão do Fed e de balanços