Economia caminha para novo choque de oferta, avalia hEDGEpoint

Publicado em 21/09/2022 13:51
Após pandemia, escassez de fertilizantes, mercado de óleo apertado e baixos estoques de metais agora são os motivos, aponta relatório

A economia global se direciona a outro choque de oferta. Desta vez, não serão fatores desencadeados pela pandemia. Uma escassez de fertilizantes, aliada a um mercado de óleo apertado e baixos estoques de metais deverão provocá-lo, avalia a hEDGEpoint Global Markets em relatório desta semana.

O aumento do custo do gás natural fez com que as margens de amônia e ureia caíssem para valores negativos na Europa. Como resultado, a capacidade de produção de fertilizantes à base de nitrogênio diminuiu na região, o que poderá ameaçar as safras de trigo e milho no próximo ano.

“Estoques de metais industriais estão em níveis baixos e poderiam disparar seus preços caso a demanda da China se recupere. Uma situação semelhante ocorre com o diesel na Europa, onde os estoques estão apertados e a demanda deverá aumentar no quarto trimestre”, observa o analista de Energia e Macroeconomia da hEDGEpoint, Heitor Paiva.

Fonte: hEDGEpoint Global Markets

NOTÍCIAS RELACIONADAS

S&P 500 tem pequena alta antes de balanços importantes, dados dos EUA e reunião do Fed
Ibovespa fecha em queda com pressão de Petrobras e decisões de Fed e Copom no horizonte
Dólar descola do exterior e cai ante real com mercado à espera de Copom, Fed e BOJ
Taxas futuras de juros sobem em meio a expectativa antes de decisões de Copom, Fed e Banco do Japão
Dívida pública federal sobe 2,25% em junho, para R$7,1 tri, em meio a maiores incertezas
Ações europeias fecham em baixa antes de decisão do Fed e de balanços