Regulador da UE aprova doses de reforço de duas vacinas adaptadas à Ômicron

Publicado em 01/09/2022 14:23

Por Natalie Grover e Ludwig Burger

(Reuters) - O regulador de medicamentos da União Europeia apoiou nesta quinta-feira duas vacinas de Covid-19 adaptadas para atingir a variante Ômicron, antes de um aumento previsto nas infecções neste inverno.

Desenvolvidas pela Moderna e a equipe da Pfizer e BioNTech, as novas injeções bivalentes combatem a versão BA.1 da Ômicron e o vírus original detectado pela primeira vez na China.

A recomendação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) é autorizar as vacinas para pessoas com 12 anos ou mais que receberam pelo menos a vacinação primária contra a Covid-19. O sinal verde final estará sujeito à aprovação da Comissão Europeia, o que deve ocorrer em breve.

As empresas devem começar a fornecer suas vacinas adaptadas à Ômicron dentro de dias após a aprovação da UE, disse o deputado europeu Peter Liese na quarta-feira.

O composto reformulado da Pfizer visando as variantes BA.4/BA.5 atualmente dominantes já foi enviado para revisão da UE, enquanto a submissão da Moderna para uma dose semelhante é iminente.

A EMA também deve oferecer sua opinião sobre as vacinas adaptadas BA.4/5 nas próximas semanas, disse a comissária europeia de saúde e segurança alimentar Stella Kyriakides em comunicado nesta quinta-feira.

Embora as vacinas contra o coronavírus existentes continuem a fornecer boa proteção contra hospitalização e morte, sua eficácia foi afetada à medida que o vírus evoluiu.

Autoridades da UE sinalizaram nos últimos meses que estavam abertas a usar inicialmente doses direcionadas à variante BA.1 mais antiga, já que aquelas direcionadas especificamente às ramificações mais recentes da Ômicron, BA.4/5, estavam mais atrasadas no desenvolvimento.

Já a Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos EUA insistiu que estava interessada apenas em vacinas visando BA.4 e BA.5. Na quarta-feira, a Pfizer-BioNTech e a Moderna garantiram a aprovação dos EUA para essas doses.

(Reportagem de Natalie Grover e Ludwig Burger; reportagem adicional de Francesco Guarascio)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula diz não ter decisão sobre nomes para o BC e espera Haddad
BC faz ajustes em segurança do Pix e estabelece junho de 2025 para lançamento de Pix Automático
Kamala chama legado de Biden de "inigualável" conforme lança sua campanha presidencial
Lula diz que governo fará bloqueio orçamentário "sempre que precisar"
Lula se diz assustado com retórica de Maduro e pede respeito a resultado da eleição na Venezuela
Wall St avança após liquidação enquanto investidores avaliam efeito da desistência de Biden