Ibovespa avança com bateria de resultados corporativos e ajuda de Petrobras

Publicado em 12/08/2022 14:08

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa avançava nesta sexta-feira, com Hapvida e Marfrig entre as maiores altas após ambas divulgarem resultados operacionais melhores do que as expectativas, enquanto Natura&Co era destaque negativo com prejuízo acima do esperado.

Às 11:30, o Ibovespa subia 1,13 %, a 110.956,64 pontos, em movimento reforçado pela alta de Petrobras. O volume financeiro somava 9 bilhões de reais.

Com tal desempenho, o Ibovespa soma um ganho de 4,2% na semana, apoiado principalmente nas aposta de que o Federal Reserve pode não precisar ser tão agressivo em relação a aumento de juros nos Estados Unidos após alívio na inflação norte-americana.

Para estrategistas da XP Investimentos, os últimos números contribuem para a narrativa de que o problema da inflação nos EUA pode não ser tão grave quanto o antecipado, e o Fed talvez tenha espaço para desacelerar o ciclo de alta de juros.

Em Wall Street, nesta sexta-feira, o S&P 500 subia 0,6%.

O tom mais positivo na bolsa paulista encontra suporte ainda no prognóstico de que o ciclo de altas da Selic no Brasil acabou ou está bastante próximo de seu fim, também na esteira de números melhores sobre os preços no país.

DESTAQUES

- HAPVIDA ON disparava 13,64%, a 7,5 reais, após o grupo de medicina e planos de saúde reportar resultado operacional melhor do que o esperado no segundo trimestre.

- MARFRIG ON avançava 6,89%, a 14,59 reais, uma vez que mais que duplicou seu lucro líquido no segundo trimestre, para 4,255 bilhões de reais. JBS ON, por sua vez, caía 1,79%, a 30,68 reais, na esteira da queda do lucro trimestral.

- VIA ON saltava 11,11%, a 3,1 reais, após encerrar o segundo trimestre com lucro líquido, enquanto as rivais Magazine Luiza e Americanas registraram prejuízo no período. MAGAZINE LUIZA ON subia 3,95%, a 3,16 reais, enquanto AMERICANAS ON caía 3,16%, a 12,86 reais.

- COGNA ON tinha elevação de 3,83%, a 2,71 reais, à medida que o prejuízo de 36,6 milhões de reais da empresa de educação no segundo trimestre foi menor do que o esperado por analistas.

- NATURA&CO ON desabava 9,48%, a 14,42 reais, seguindo prejuízo líquido maior do que o esperado para o segundo trimestre da fabricante de cosméticos, pressionado por um cenário macroeconômico desafiador e maiores despesas financeiras.

- LOCALIZA ON cedia 3,93%, a 60,44 reais, após resultado abaixo das expectativas, com lucro líquido de 456,7 milhões de reais e Ebitda de 1,12 bilhão de reais no segundo trimestre.

- PETROBRAS PN avançava 3,34%, a 30,57 reais, oferecendo um relevante suporte ao Ibovespa, apesar da queda do petróleo Brent. O Citi elevou o preço-alvo dos ADRs de 17,4 dólares para 19 dólares. A companhia também começou a venda de direitos minerários em potássio na bacia do Amazonas.

(Por Paula Arend Laier, edição Alberto Alerigi Jr. e André Romani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros
undefined