Tarifa de serviços de energia de Itaipu terá 1ª redução após 13 anos, diz governo

Publicado em 09/08/2022 17:18

SÃO PAULO (Reuters) - Autoridades da Itaipu Binacional anunciaram nesta terça-feira que a tarifa de serviços de eletricidade da hidrelétrica foi reduzida em 8,2% em 2022, na primeira diminuição após 13 anos do valor que estava "congelado", disse o Ministério de Minas e Energia.

O chamado Custo Unitário dos Serviços de Eletricidade (Cuse), que é a principal componente da tarifa de repasse de Itaipu, foi definido em 20,75 dólares/kW para o ano de 2022.

Segundo um comunicado, as partes chegaram a um valor intermediário, já que o Brasil defendia 18,97 doláres/kW, enquanto a posição do Paraguai era de manter os 22,60 dólares/kW, ampliando o valor disponível para as despesas de exploração.

O Cuse é a tarifa paga por brasileiros e paraguaios pela potência contratada de Itaipu, embutindo fatores como custos de exploração da usina e o serviço da dívida de construção do empreendimento.

Já a tarifa de repasse de Itaipu é o valor a ser pago pelas distribuidoras cotistas que adquiriram energia da hidrelétrica, atualmente comercializada pela ENBPar, estatal que assumiu um papel que antes era da Eletrobras.

O valor do Cuse ficou acima dos 18,97 dólares/kW aprovados provisoriamente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a componente, em dezembro de 2021.

Apesar disso, o governo disse que não haverá impacto para o consumidor final. A assessoria de Itaipu afirmou que a hidrelétrica vai arcar com as despesas para que o consumidor continue percebendo uma tarifa mais baixa.

A negociação para redução do Cuse ocorre em um momento importante. Em 2023, Brasil e Paraguai devem revisar o Anexo C do Tratado de Itaipu, que define a parte financeira do acordo, com a dívida da usina totalmente quitada.

(Por Roberto Samora e Letícia Fucuchima)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros
undefined