Pagamento de dividendos da Petrobras supera gigantes globais do setor

Publicado em 02/08/2022 17:18

Por Sabrina Valle

(Reuters) - A Petrobras vai distribuir pelo menos duas vezes mais dividendos no segundo trimestre do que as maiores produtoras de petróleo do planeta, enchendo os cofres do governo em meio a um tenso período eleitoral.

As cinco maiores produtoras de petróleo do Ocidente --a Exxon Mobil Corp, a Chevron Corp., a Shell PLC, a TotalEnergies e a BP --publicaram recordes em distribuições a seus acionistas nos últimos dias, entre 4 e 7,6 bilhões de dólares. Mas nenhuma delas chega perto do valor de 17 bilhões de dólares da Petrobras.

O governo brasileiro, que controla a maioria das ações com direito a votos da empresa, pediu no mês passado que a Petrobras e outras estatais aumentassem seus dividendos para financiar novos programas federais.

O pedido veio enquanto o governo do presidente Jair Bolsonaro, que enfrenta neste ano uma dura batalha pela reeleição, contornou no mês passado o teto de gastos constitucional para financiar um pagamento maior em programa de transferência de renda para eleitores de baixa renda.

A Petrobras irá distribuir cerca de 60% a mais a seus acionistas do que seu lucro de 10,5 bilhões de dólares (54,33 bilhões de reais). Críticos dizem que o pagamento expressivo afetará os investimentos nos negócios da empresa.

Os dividendos da Petrobras são menores do que a estatal saudita Saudi Aramco, maior empresa petroleira do planeta, que produz 13 milhões de barris de equivalente de petróleo por dia (boed), cerca de cinco vezes mais que a Petrobras.

A Saudi Aramco tem distribuído 18,76 bilhões de dólares a seus acionistas por trimestre. O próximo valor de seus dividendos será publicado no dia 14 de agosto.

A norte-americana Exxon, que publicou o maior lucro trimestral entre as cinco maiores, gastou 7,6 bilhões de dólares em distribuições a acionistas.

Bolsonaro tenta aumentar suas chances de reeleição atropelando medidas de investimentos em curto prazo, segundo críticos. As pesquisas mostram o atual presidente atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os pagamentos de dividendos serão feitos pela Petrobras antes do primeiro turno das eleições, marcado para o dia 2 de outubro.

Em uma transmissão virtual na semana passada, executivos da Petrobras disseram que o pagamento extraordinário de dividendos não afeta os planos de investimentos da companhia. A Petrobras espera reter entre 8 e 10 bilhões em dinheiro neste ano, e reafirmou seu compromisso em distribuir pelo menos 60% de seu fluxo de caixa livre aos investidores.

"É o nosso entendimento que essa é a melhor alocação do caixa da companhia", disse o diretor-executivo financeiro Rodrigo Araújo a jornalistas, sobre pagamentos extraordinários.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Crescimento de serviços na China atinge menor nível em oito meses, mostra PMI do Caixin
Expansão empresarial da zona do euro desacelera com força em junho, mostra PMI
Ações da China caem com dados econômicos fracos
Preocupação com gripe aviária leva EUA a concederem US$176 mi à Moderna para desenvolver vacina
Wall Street fecha em alta com impulso de Tesla e ações de megacapitalização