Rússia diz que tem pouca capacidade para ajudar no reparo do gasoduto Nord Stream 1
MOSCOU (Reuters) - Há pouco que a Rússia possa fazer para ajudar nos reparos urgentes devido ao mau funcionamento de equipamento do gasoduto Nord Stream 1, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, nesta segunda-feira.
A Rússia cortou o fornecimento de gás via Nord Stream 1, seu principal gasoduto para a Europa, para apenas 20% da capacidade na semana passada, dizendo que uma turbina enviada ao Canadá para manutenção ainda não havia retornado e que outros equipamentos também precisavam de reparos.
Isso sinalizou um aprofundamento de uma disputa na qual Moscou citou problemas de turbinas como motivo para cortar o fornecimento de gás através do gasoduto Nord Stream 1.
"Há avarias que exigem reparos urgentes e há certas dificuldades artificiais que foram causadas por sanções", disse Peskov.
"Esta situação precisa de uma correção e a Rússia tem pouca capacidade para ajudar aqui", acrescentou.
A fabricante da turbina, a alemã Siemens Energy, disse que não tinha acesso às turbinas no local e não recebeu nenhum relatório de danos da Gazprom e por isso tive que assumir que as turbinas estavam operando normalmente.
(Reportagem da Reuters)