Minério de ferro sobe com expectativa de apoio da China ao setor imobiliário e infraestrutura

Publicado em 01/08/2022 08:13

Os preços do minério de ferro subiram nesta segunda-feira, estendendo os sólidos ganhos da semana passada, estimulados pelas esperanças de aumento dos gastos com infraestrutura e de resgates ao setor imobiliário na China.

No entanto, dados pouco inspiradores de atividade fabril limitaram os ganhos.

O contrato de minério de ferro mais negociado na Dalian Commodity Exchange da China , para entrega em setembro, encerrou as negociações em alta de 0,8%, a 787 iuanes (116,55 dólares) a tonelada, depois de atingir seu nível mais forte desde 30 de junho, a 817,50 iuanes.

Na Bolsa de Cingapura, o contrato de setembro do ingrediente siderúrgico subiu 1,2% a 116,40 dólares a tonelada.

A China pediu aos governos locais que acelerem o uso de títulos especiais para infraestrutura que seja madura e lucrativa, informou a mídia estatal na sexta-feira, após uma reunião do gabinete.

A Fitch Ratings disse esperar que o governo chinês lance mais apoio financeiro para aumentar o investimento em infraestrutura.

Os ganhos do minério de ferro na semana passada foram parcialmente impulsionados por relatos de que a China estava planejando ajudar incorporadoras emitindo 1 trilhão de iuanes (148 bilhões de dólares) em empréstimos para empreendimentos paralisados. Pequim está tentando reviver o setor endividado e aliviar a pressão sobre a economia.

Já os dados de atividade fabril na China divulgados na segunda-feira mostraram um crescimento mais lento em julho, amenizando o otimismo do mercado sobre as perspectivas de demanda na maior produtora de aço do mundo.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024