Ibovespa ronda 104 mil pontos com disparada de Petrobras e caminha para alta de 5% na semana

Publicado em 29/07/2022 16:00

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa renovava máximas da sessão, com alta de mais de 1% na tarde desta sexta-feira, embalado pela disparada das ações da Petrobras, que atingiam cotações recordes. Vale também reduziu as perdas e Wall Street mostrava ganhos relevantes, corroborando o tom positivo no pregão brasileiro.

Às 15:41, o Ibovespa subia 1,29%, a 103.922,09 pontos. O volume financeiro somava 19,36 bilhões de reais.

Petrobras ON saltava 7,3%, a 37,25 reais, e Petrobras PN avançava 6,8%, a 34,49 reais, na esteira de resultado forte do segundo trimestre divulgado no final da quinta-feira, além de dividendos expressivos também anunciados na véspera, embora mais cedo.

Vale ON cedia 0,8%, a 70,15 reais, reduzindo as perdas na sessão, que chegaram a quase 3,8% no pior momento. A mineradora informou na noite da véspera que seu resultado operacional medido pelo Ebitda ajustado despencou pela metade com a redução dos preços e vendas de minério de ferro.

Além dos números de Petrobras e Vale, a temporada de balanços também trouxe entre a noite da véspera e a manhã desta sexta-feira os resultados de Hypera Pharma e Usiminas, entre outros. Na próxima semana, a agenda inclui Bradesco e Lojas Renner.

O último pregão de julho também era marcado por tradicionais ajustes de final de mês, com o desempenho acumulado até o momento positivo em 5,5%. Na semana, a alta alcança 5%, que se confirmada será a melhor performance desde janeiro de 2021.

Nos Estados Unidos, o S&P 500 avançava 1,4% e o Nasdaq Composite subia 1,85%, a caminho do melhor desempenho mensal em quase 20 meses, após projeções otimistas de Apple e Amazon, assim como esperanças de um aperto monetário menos agressivo pelo Federal Reserve.

(Por Paula Arend Laier; edição de André Romani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros
undefined