Rússia deve reiniciar as exportações de gás do Nord Stream 1 dentro do cronograma
Os fluxos de gás russo pelo gasoduto Nord Stream 1 serão reiniciados na quinta-feira após a conclusão da manutenção programada, disseram à Reuters duas fontes familiarizadas com os planos de exportação.
O gasoduto, que responde por mais de um terço das exportações russas de gás natural para a União Europeia, teve seu fluxo interrompido por dez dias em 11 de julho, para manutenção anual.
As fontes, que falaram sob condição de anonimato por causa da sensibilidade da questão, disseram à Reuters que a infraestrutura deve retomar a operação a tempo, mas abaixo de sua capacidade de cerca de 160 milhões de metros cúbicos por dia.
A gigante de energia Gazprom, controlada pelo Kremlin, cortou as exportações de gás através da rota para 40% da capacidade no mês passado, citando atrasos na devolução de uma turbina da Siemens Energy que estava sendo reparada no Canadá.
"Eles (Gazprom) retornarão aos níveis vistos antes de 11 de julho", disse uma das fontes sobre os volumes de gás esperados via Nord Stream 1 a partir de quinta-feira.
A Gazprom e a Nord Stream 1 não responderam imediatamente aos pedidos de comentários da Reuters nesta terça-feira.