China concorda em aumentar cooperação financeira com UE

Publicado em 19/07/2022 11:57

A China chegou a um acordo com a União Europeia (UE) para promover ainda mais a abertura de mão dupla de seus respectivos setores financeiros e aumentar a cooperação regulatória no setor, em amplas negociações econômicas nesta terça-feira, segundo a mídia estatal chinesa.

Na nona rodada do diálogo comercial e econômico entre a UE e a China, o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, e o vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, tiveram discussões "pragmáticas", "cândidas" e "eficientes" sobre macroeconomia, cadeias industriais e de suprimentos, comércio e investimento, bem como acerca de cooperação financeira, informou a agência de notícias Xinhua.

"Os dois lados acreditam que a situação política e econômica global está passando por profundas mudanças", informou a Xinhua, sem dar mais detalhes.

A última rodada dessas negociações ocorreu há dois anos, também liderada por Liu e Dombrovskis, com foco em um histórico pacto de investimento. No fim de 2020, Bruxelas e Pequim concluíram o acordo após sete anos de negociações, mas não o ratificaram desde então, em meio a alegações de direitos, geopolítica e uma guerra na Europa.

A notícia da Xinhua não fez menção ao pacto de investimento.

As tensões se aprofundaram ainda mais com a recusa da China em condenar a invasão da Ucrânia pela Rússia, com líderes da UE pedindo a Pequim em abril que não "feche os olhos" ao que a Rússia diz ter sido uma "operação militar especial".

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros
undefined