Desaceleração econômica da Rússia pode ser mais superficial que o temido, porém mais longa, diz BC local

Publicado em 13/07/2022 14:52

MOSCOU (Reuters) - Uma recessão econômica iminente na Rússia não será tão profunda quanto se pensava inicialmente, mas pode durar mais, disseram analistas do banco central do país nesta quarta-feira.

A economia deve ter contração depois que Moscou iniciou o que chama de "operação militar especial" na Ucrânia, em 24 de fevereiro, que desencadeou sanções abrangentes contra a Rússia, que incluem um congelamento parcial de suas reservas.

"O processo de transformação estrutural não é linear e continua em velocidades diferentes, a depender do grau de influência das restrições externas. Como resultado, a desaceleração econômica será menos profunda do que o previsto há alguns meses, porém mais prolongada", disseram os analistas.

Em sua mais recente revisão, eles acrescentaram que a tarefa de médio prazo mais importante e complexa é substituir o investimento estrangeiro perdido.

"Isso determinará em grande parte a natureza e a escala da transformação estrutural da economia russa e o nível e a trajetória de seu crescimento potencial", afirmaram.

Os analistas também disseram acreditar que a inflação pode permanecer baixa no curto prazo devido a fatores temporários.

(Reportagem da Reuters)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros
undefined