BC do Canadá surpreende com alta de 1 p.p. dos juros em meio a piora de risco inflacionário

Publicado em 13/07/2022 11:42

O Banco do Canadá (banco central do país) surpreendeu os mercados nesta quarta-feira com um aumento de 1 ponto percentual na taxa de juros, magnitude vista pela última vez em 1998, citando uma inflação "mais alta e mais persistente" e o aumento do risco de essas pressões de preços se consolidarem.

O banco central, em uma decisão de política monetária prevista em calendário, elevou sua taxa básica de juros para 2,5%, de 1,5%, e disse que mais aumentos seriam necessários. O ritmo foi mais forte do que o de 75 pontos-base que economistas e mercados monetários haviam previsto.

"Com a economia claramente com excesso de demanda, inflação alta e se disseminando e mais empresas e consumidores esperando que a inflação alta persista por mais tempo, o Conselho de Governança decidiu antecipar o caminho para taxas de juros mais altas", disse o banco.

"As taxas de juros precisarão subir ainda mais", acrescentou.

O Banco do Canadá também elevou drasticamente suas previsões de inflação de curto prazo e deixou claro esperar que os aumentos de preços acelerem, com uma inflação média de cerca de 8% nos trimestres intermediários de 2022. A taxa anual de inflação do Canadá atingiu 7,7% em maio, perto de uma máxima em 40 anos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil e EUA farão anúncio sobre aproximação em transformação ecológica, diz Haddad
S&P e Nasdaq fecham nos menores níveis em várias semanas pressionados por Tesla e Alphabet
Dólar fecha no 2º maior valor do ano em mais um dia de pressão para emergentes
Ibovespa tem queda discreta com petroleiras atenuando pressão de Wall St
Taxas de juros futuros voltam a subir com alta do dólar e dos rendimentos dos Treasuries
Receita do setor de mineração do Brasil cresce 8% no 1º semestre