BC da China vai intensificar suporte à economia, nível da dívida aumentará

Publicado em 13/07/2022 08:05

A China intensificará o suporte à economia, disseram autoridades do banco central nesta quarta-feira, acrescentando que o nível geral da dívida deve aumentar em meio aos esforços para reanimar a economia.

As observações em uma entrevista à imprensa depois de uma promessa de Yi Gang, presidente do Banco do Povo da China, de manter a política monetária expansionista para apoiar a recuperação econômica.

"Usaremos várias ferramentas de política monetária de forma oportuna e flexível, daremos espaço melhor às funções duplas de ferramentas agregadas e estruturais, impulsionaremos o apoio à economia real", disse Ruan Jianhong, chefe do departamento de estatísticas.

O banco central manterá a liquidez razoavelmente ampla e pressionará as instituições financeiras a reduzirem os custos de financiamento para as empresas, disse Zou Lan, chefe do departamento de política monetária.

"No segundo semestre do ano, a operação econômica ainda enfrenta grande incerteza e instabilidade", acrescentou ele. "Precisamos trabalhar duro para estabilizar a economia e prestar atenção às mudanças no cenário da inflação."

Analistas consultados pela Reuters estimaram que o crescimento econômico da China deve ter desacelerado acentuadamente para 1% no segundo trimestre, de 4,8% no período de janeiro a março, sugerindo que as autoridades podem ter que fazer mais para estimular o crescimento.

Em junho, a taxa de juros sobre novos empréstimos corporativos estava em 4,16%, 34 pontos-base abaixo do ano anterior, enquanto a taxa de juros sobre novos depósitos a prazo era de 2,5%, ou 16 pontos-base inferior ao ano anterior, disse Ruan.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros
undefined