S&P 500 e Nasdaq recuam com preocupações sobre recessão
Os índices S&P 500 e Nasdaq caíam nesta terça-feira, com investidores preocupados sobre possível contração da economia à medida que bancos centrais de todo o mundo elevam os juros agressivamente para conter a inflação.
O foco está em dados de inflação nos Estados Unidos com divulgação agendada para quarta-feira, que devem mostrar que os preços ao consumidor norte-americano subiram 8,8% em junho sobre um ano antes, marcando uma nova máxima em quatro décadas e elevando a pressão sobre o Federal Reserve, banco central dos EUA, para que enfrente a alta do custo de vida.
Analistas também estão moderando suas estimativas de lucros corporativos, diante do início nesta semana da temporada de balanços, com divulgação de resultados de JPMorgan Chase & Co, Citigroup Inc e Wells Fargo & Co, entre outros.
"Quando você se depara com tantas notícias quanto veremos nesta semana... não é incomum que os investidores assumam uma atitude de aversão a risco", disse Art Hogan, estrategista-chefe de mercados da B. Riley.
"Se as estimativas (de balanço) para o segundo semestre não piorarem e, na verdade, subirem um pouco, isso vai aliviar parte da preocupação de que estamos pisando no freio e a economia está entrando em recessão."
Num geral, os lucros de empresas listadas no S&P 500 devem subir 5,7% no segundo trimestre, em comparação com previsão anterior de alta de 6,8%, de acordo com dados IBES da Refinitiv.
Um relatório de empregos mais forte do que o esperado da semana passada reforçou expectativas de uma segunda alta consecutiva de 0,75 ponto percentual nos juros básicos norte-americanos no final deste mês. Investidores estarão atentos aos discursos de autoridades do Fed nesta semana, em busca de sinais de qualquer mudança na postura agressiva do banco central em relação à inflação.
Às 12:06 (de Brasília), o índice S&P 500 perdia 0,24%, a 3.845,06 pontos, enquanto o Dow Jones subia 0,23%, a 31.244,85 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuava 0,53%, a 11.312,50 pontos.