EUA e Japão concordam em abordar câmbio e impacto econômico da guerra da Ucrânia

Publicado em 12/07/2022 08:02

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, e o ministro das Finanças japonês Shunichi Suzuki concordaram nesta terça-feira em trabalhar juntos para enfrentar o aumento dos preços de alimentos e energia, bem como a volatilidade nos mercados cambiais, exacerbada pela guerra da Rússia na Ucrânia.

Eles disseram que a guerra elevou a volatilidade cambial , o que poderia ter implicações adversas para a estabilidade econômica e financeira, e se comprometeram a "cooperar conforme apropriado" em questões cambiais em linha com seus compromissos como parte do G7 e do G20.

"Continuaremos a avaliar de perto os mercados de câmbio e cooperaremos, conforme apropriado, em questões cambiais, de acordo com nossos compromissos do G7 e do G20", disseram as duas partes em uma declaração conjunta após sua reunião.

Os dois líderes também disseram que estavam unidos em sua "forte condenação da guerra não provocada, injustificável e ilegal da Rússia contra a Ucrânia", acrescentando que continuaram a aumentar o custo da guerra para a Rússia através da implementação de sanções econômicas e financeiras.

A crise da Ucrânia aumentou o risco de uma recessão global, alimentando um aumento das pressões de custo e exacerbando as rupturas da cadeia de abastecimento, em um golpe para a demanda.

Yellen e Suzuki também pediram à China e outros credores que não o Clube de Paris para cooperarem "construtivamente" no tratamento da dívida de países de baixa renda que enfrentam problemas de endividamento, ao mesmo tempo em que abordam questões como mudança climática e reformas tributárias globais.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

S&P e Nasdaq fecham nos menores níveis em várias semanas pressionados por Tesla e Alphabet
Dólar fecha no 2º maior valor do ano em mais um dia de pressão para emergentes
Ibovespa tem queda discreta com petroleiras atenuando pressão de Wall St
Taxas de juros futuros voltam a subir com alta do dólar e dos rendimentos dos Treasuries
Receita do setor de mineração do Brasil cresce 8% no 1º semestre
Brasil tem fluxo cambial negativo de US$834 milhões em julho até dia 19, diz BC