George, do Fed, alerta que mudanças "abruptas" nos juros podem prejudicar economia
WASHINGTON (Reuters) - Mudanças mais rápidas do que o esperado nos juros básicos do Federal Reserve podem estressar a economia e os mercados financeiros, sendo preferíveis aumentos regulares e bem comunicados no atual ambiente incerto, disse a presidente do Fed de Kansas City, Esther George, nesta segunda-feira.
"Este já é um ritmo historicamente rápido de aumentos de juros para famílias e empresas se adaptarem, e mudanças mais abruptas nas taxas de juros podem criar tensões, seja na economia ou nos mercados financeiros", disse George, que discordou da decisão do banco central norte-americano de aumentar os juros em 0,75 ponto percentual em junho.
"Acho notável que apenas quatro meses depois do começo dos aumentos de juros há uma discussão crescente sobre o risco de recessão, e algumas previsões estão estimando cortes de juros já no próximo ano. Tais projeções me sugerem que um ritmo acelerado de aumentos de juros eleva o risco de apertar a política mais rapidamente do que a economia e os mercados podem suportar."
(Por Howard Schneider)