Ibovespa recua no dia, mas termina semana acima dos 100 mil pontos

Publicado em 08/07/2022 17:56

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em queda nesta sexta-feira, pressionado pelas ações da Vale, após um pregão sem tendência única e volume reduzido de negócios, marcado pela divulgação de dados mais fortes do que o esperado sobre o mercado de trabalho dos Estados Unidos.

Números sobre inflação no Brasil, além do adiamento da votação da PEC dos Benefícios no plenário da Câmara dos Deputados, também ocuparam a atenção na última sessão da semana.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 0,44%, a 100.288,94 pontos, tendo recuado a 99.958,49 pontos na mínima e avançado a 101.576,67 pontos na máxima da sessão.

O volume financeiro na bolsa somou 17,3 bilhões de reais, abaixo da média diária do mês, de 21 bilhões de reais e dos primeiros pregões de julho, de 21 bilhões de reais.

Ainda assim, o Ibovespa encerrou a semana com acréscimo acumulado de 1,35%, em performance ajudada pela alta de 2% da quinta-feira, quando a ausência de más notícias abriu espaço para ajustes e busca por barganhas.

Os últimos pregões na B3 também têm sido marcados por uma queda de braço entre incertezas globais e riscos fiscais no Brasil que desanimam compras e preços de alguns papéis que desencorajam vendas pelos investidores.

Nesta sexta, o Departamento do Trabalho dos EUA divulgou a criação de 372 mil empregos fora do setor agrícola no mês passado, acima do previsto, embora desacelerando ante maio. O ganho médio por hora subiu 0,3% e o desemprego seguiu em 3,6%.

Na visão da equipe de Economia do Bradesco, conforme relatório a clientes no final da tarde, o número de criação de vagas reforça o cenário de mercado de trabalho aquecido, com alta nos salários, reforçando as preocupações com a inflação.

"Continuamos esperando um aperto monetário relevante para desacelerar a atividade e trazer os núcleos de inflação a patamares mais compatíveis com as metas", afirmaram.

Em Wall Street, o S&P 500 com um declínio marginal, também após trocar de sinal algumas vezes durante a sessão, conforme agentes financeiros calibravam suas apostas para os próximos movimentos do Federal Reserve após os dados.

O Bradesco prevê nova alta de 0,75 ponto percentual na taxa de juros norte-americana na próxima decisão do Fed, com o ciclo total levando a taxa para 4,0% no ano que vem.

No Brasil, a agenda destacou o IPCA, que acelerou a alta a 0,67% em junho, de 0,47% em maio, segundo dados do IBGE, mas ficou abaixo do esperado no mercado (+0,70%). Em 12 meses, atingiu 11,89%.

"Não enxergamos deterioração adicional, mas núcleos e medidas subjacentes apontam persistência da pressão inflacionária", afirmou o sócio e economista-chefe do Modal, Felipe Sichel, em comentário a clientes.

 

DESTAQUES

- VALE ON caiu 2,31%, com os futuros do minério de ferro em Cingapura recuando, uma vez que o otimismo renovado sobre o estímulo econômico na China se dissiparam rapidamente e o foco do mercado voltou às medidas de restrição contra a Covid-19 no maior produtor de aço do mundo. Em Dalian, os preços fecharam em alta, embora distante da máxima da sessão.

- CSN ON <CSNA3.SA recuou 3,03%, corrigindo parte dos ganhos expressivos da véspera, quando encerrou o pregão com elevação de 5,3%. Outras ações de siderurgia também passaram por ajustes - USIMINAS PNA cedeu 2,93% e GERDAU PN fechou em baixa de 0,51%.

- AZUL PN encerrou com acréscimo de 6,23%, buscando se recuperar de perdas mais fortes no meio da semana. A equipe da Genial citou em comentário a clientes que mantém uma visão positiva para a empresa, estimando que os yields devem seguir subindo no segundo trimestre, principalmente devido ao seu maior poder de aumento de tarifa devido à baixa competição em suas rotas. No setor, GOL PN avançou 2,17%.

- PETROBRAS PN valorizou-se 1,12%, em mais uma sessão positiva para o setor, com a trajetória positiva do petróleo no exterior. O barril do Brent subiu 2,26%.

- 3R PETROLEUM ON subiu 3,13%, tendo ainda no radar assinatura com a PetroReconcavo de memorando para compartilhar instalações e recursos relacionados aos seus ativos de produção de petróleo e gás natural, nas bacias Potiguar e do Recôncavo. PETRORECONCAVO ON avançou 3,91%.

- CVC BRASIL ON caiu 4,28%, em meio a ajustes após forte valorização na quinta-feira, quando fechou em alta de mais de 10%, acumulando no mês até então um ganho de mais de 7%. No mês passado, os papéis caíram 36%.

- ITAÚ UNIBANCO PN fechou com variação positiva de 0,04%, após acordo para a aquisição do controle da Avenue, corretora que fornece aos brasileiros acesso aos mercados estrangeiro. No setor, BRADESCO PN terminou com acréscimo de 0,06%.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros
undefined