Brainard, do Fed, pede ação rápida na regulação de criptomoedas

Publicado em 08/07/2022 17:12

(Reuters) - A indústria de criptomoedas precisa de uma regulação forte antes que se torne difundida a ponto de representar riscos para a estabilidade financeira, disse a vice-chair do Federal Reserve, Lael Brainard, nesta sexta-feira, destacando que a recente turbulência no segmento mostrou que as divisas virtuais sofrem os mesmos riscos que o setor financeiro tradicional.

“É importante que as bases para uma regulação sólida do sistema financeiro 'cripto' sejam estabelecidas agora, antes que o ecossistema 'cripto' se torne tão grande ou interconectado que possa representar riscos para a estabilidade do sistema financeiro geral”, afirmou Brainard em comentários preparados para uma conferência do banco central britânico em Londres.

Embora a indústria de criptomoedas afirme que ativos digitais são fundamentalmente diferentes das finanças tradicionais, Brainard disse que o setor provou ser suscetível aos mesmos riscos e deve estar sujeito às mesmas regras.

Esses riscos incluem alavancagem, liquidações relâmpago, opacidade, incompatibilidades entre vencimento e liquidez e contágio, afirmou. Brainard acrescentou que novas tecnologias e engenharias financeiras não podem por si só transformar ativos arriscados em seguros.

“A resiliência financeira futura será bastante aprimorada se garantirmos que o perímetro regulatório englobe o sistema financeiro 'cripto' e reflita a base do mesmo risco, mesma divulgação, mesmo resultado regulatório”, disse Brainard.

A cooperação nacional e internacional seria necessária, afirmou, para garantir a conformidade com os regulamentos existentes e adaptar os novos.

(Por Lindsay Dunsmuir)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros
undefined