Mercado vê estouro da meta de inflação em 2022 e 2023 e aumenta previsão para Selic no próximo ano, mostra Focus

Publicado em 08/07/2022 09:24

O mercado calcula a taxa básica de juros Selic em 13,75% ao final deste ano e em 10,50% em 2023, com a inflação estourando o teto da meta em ambos os períodos, de acordo com a pesquisa Focus que o Banco Central divulgou nesta sexta-feira, ao retomar a publicação com o fim, nesta semana, da greve dos servidores.

O BC voltou a publicar o Focus depois de um hiato de mais de um mês. A última vez que a pesquisa completa foi publicada foi em 2 de maio, e, em 6 de junho, foi divulgada uma atualização parcial do levantamento.

Nesta sexta, a autoridade monetária publicou a atualização dos relatórios semanais de 6 de maio a 1º de julho, e, na próxima segunda-feira, o calendário de divulgação volta ao normal.

O levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, apontou que a expectativa mais recente para a taxa básica de juros Selic ao final deste ano permaneceu em 13,75% pela segunda semana seguida. Mas para o próximo ano a previsão de aperto monetário se intensificou, uma vez que o cálculo na semana anterior era de taxa de 10,25%.

As contas para a alta do IPCA tiveram movimentos divergentes. O cálculo da inflação prevista para 2022 passou de 8,27% para 7,96% em 1° de julho, enquanto para 2023 a conta subiu de 4,91% na semana anterior para 5,01%, na 13ª elevação seguida.

Ambas permanecem acima do teto de seus respectivos objetivos --o centro da meta oficial para a inflação em 2022 é de 3,5% e, para 2023, é de 3,25%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

Para o Produto Interno Bruto (PIB), a estimativa de crescimento este ano é de 1,51%, tendo sofrido um ajuste para cima de 0,01 ponto percentual de uma semana para outra. Já para 2023 a projeção de expansão de 0,50% da economia permanece a mesma pela segunda vez.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prejuízos por enchentes no Rio Grande do Sul superam US$ 2 Bilhões, aponta Aon
Banco Central não quer acabar com papel-moeda, diz Campos Neto
Ibovespa tem movimento discreto com Petrobras contrabalançando NY
Nasdaq lidera perdas em Wall St resultados decepcionantes de empresas de tecnologia
América Latina tem "progresso notável" contra insegurança alimentar, aponta relatório da FAO
Ibovespa hesita na abertura com exterior