Yellen diz que inflação alta nos EUA não será problema de uma década

Publicado em 08/06/2022 14:37

 A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse nesta quarta-feira que a inflação não será um problema de uma década para o país e que os gastos emergenciais da Covid-19 do governo Biden contribuíram apenas "modestamente" para os aumentos de preços.

Yellen, respondendo a perguntas de parlamentares sobre a inflação elevada pelo segundo dia consecutivo, disse que leitura recente acima de 8% é "inaceitável" para o país e que 2% é uma "meta apropriada" de inflação para o banco central norte-americano.

"Não vejo como a inflação seja um assunto de uma década", disse Yellen ao comitê orçamentário da Câmara dos Deputados dos EUA em resposta a uma pergunta sobre por que alguns economistas veem a inflação como um problema mais enraizado.

Yellen disse na terça-feira ao Comitê de Finanças do Senado que a inflação elevada provavelmente persistirá --embora ela espere um arrefecimento em breve-- e que o governo Biden deve aumentar sua previsão orçamentária para uma inflação de 4,7% para este ano.

Na semana passada, Yellen havia dito que estava "errada" em sua avaliação de 2021 de que a inflação seria mais transitória e desapareceria mais rapidamente.

Republicanos no painel da Câmara, assim como seus colegas do Senado, perguntaram repetidamente a ela se as medidas de alívio da Covid-19 de 1,9 trilhão de dólares do governo Biden, conhecidas como Plano de Resgate Americano, foram uma das causas da inflação alta.

"Esses gastos produziram excelentes remunerações para os norte-americanos e, no máximo, contribuíram modestamente para a inflação", disse Yellen.

Yellen afirmou ainda que é importante continuar a reduzir os déficits no atual ambiente inflacionário.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo confirma contenção de gasto e vê déficit fiscal de R$28,8 bi em 2024, limite da banda de tolerância
Wall St encerra em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil